A súmula do clássico Figueirense 0 x 2 Avaí, disputado neste domingo (2), relata a invasão de dois torcedores alvinegros ao gramado do Estádio Orlando Scarpelli. O Figueirense pode ser denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva e punido com multa e/ou perda de mando de campo. A identificação e a detenção dos invasores pode servir de atenuante num eventual julgamento do clube.

Continua depois da publicidade

O árbitro Bráulio da Silva Machado fez o seguinte relato sobre os incidentes, sem citar o meio-campista Bruno Silva, do Avaí:

Informo que aos 39 minutos do 2º tempo, a partida foi paralisada por 20 minutos, motivada pela invasão de 2 torcedores da equipe mandante que partiram em direção ao banco de reservas da equipe visitante, ato este que gerou um confronto coletivo dentro nas imediações do campo de jogo. Os torcedores foram apreendidos e identificados pela polícia militar através do boletim de ocorrência circunstanciado nº5463437 . Informo ainda que durante a paralisação da partida torcedores localizados no local destinado a equipe mandante quebraram a proteção de acrílico, tendo a polícia que intervir para conter uma nova invasão. Instantes após iniciou-se um conflito entre torcedores da mesma equipe neste setor. Após a situação ser controlada pela polícia militar, foi realizada uma reunião entre o árbitro da partida, o comandante do Policiamento Major Sell e o vice- presidente da Federação Catarinense Marco Antonio Martins, onde foi exposta a preocupação da equipe de arbitragem com a segurança de torcedores e envolvidos no evento para continuidade da partida, sendo que esta foi garantida pelo chefe do policiamento."

A súmula não cita Bruno Silva. O meio-campista do Avaí, ao ser substituído, fez gestos em direção aos torcedores do Figueirense indicando o 2 a 0. Depois, quando um dos dois invasores foi imobilizado pelo goleiro reserva Gledson, Bruno Silva desferiu um chute, que acabou atingindo o próprio companheiro de equipe.

Bráulio tamb´rm relata a expulsão do técnico do Figueirense, Márcio Coelho, depois do apito final:

Continua depois da publicidade

Expulsei após o término da partida, com cartão vermelho direto, o Sr. Marcio Luis Lyra Coelho, técnico da equipe Figueirense, por: Adentrar o campo de jogo, vir em minha direção e protestar de forma grosseira contra as decisões da arbitragem, proferindo as seguintes palavras: "vocês já vem premeditados, marcam tudo contra nós, estão de palhaçada."

Na final do Catarinense 2019, torcedores do Avaí invadiram o gramado da Ressacada para comemorar a vitória nos pênaltis sobre a Chapecoense, em jogo também apitado por Bráulio Machado. O clube teve que jogar uma partida com portões fechados, na vitória sobre o Marcílio Dias, por 3 a 1, no Estadual deste ano.