Segundo pesquisa do Instituto Ibope, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), divulgada nesta terça-feira, o Sul do país registrou menor percentual de pessoas que admitem votar em um candidato que ofereça algum tipo de benefício, com 8%.

Continua depois da publicidade

A maior parcela de eleitores que estariam dispostos a vender votos se encontra no Nordeste, 21%. o Norte e Centro-Oeste, 13% votariam em um candidato que compra votos. No Sudeste, os entrevistados totalizaram 10%.

O estudo traça o perfil do eleitorado brasileiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades. A pesquisa mostra ainda um dado que preocupa a AMB: 54% dos eleitores não denunciariam tentativa de compra de votos.

Separando por regiões, 53% os entrevistados da região Sul responderam que denunciariam tentativa de compra de voto. No Sudeste, 41% denunciariam, enquanto Norte e Centro-Oeste apresentaram 49% de afirmativa à questão. Na região Nordeste, predominou a negativa, apenas 32% afirmaram que denunciaram uma eventual tentativa de compra de voto.

– É um dado preocupante. Precisamos conscientizar o eleitor de que ele não deve negociar sua cidadania – ressaltou Valadares.

Continua depois da publicidade

A pesquisa também apontou que quase metade dos eleitores brasileiros conhece casos de políticos que compram ou compraram votos. Dos 43% que admitiram ter conhecimento da prática, a maior parte dos entrevistados (57%) tem grau de escolaridade mais alto, com nível superior completo.Sul do país tem menor percentual de eleitores dispostos a vender votos