Considerada uma das regiões mais promissoras do Estado, o Sul está ganhando competitividade com a duplicação da BR-101 e a nova gestão do Porto de Imbituba.
Continua depois da publicidade
Considerada uma das regiões do Estado mais promissoras para os próximos 10 anos, segundo um estudo da consultoria internacional McKinsey, o Sul catarinense tem tudo para ser ainda mais competitivo, como o Porto de Imbituba, que está sob uma nova gestão há quatro anos e tem apresentado excelentes resultados desde então.
O corredor que é a BR-101 também contribui fortemente para escoar a produção regional. A expectativa que a equipe do DC, formada pelo fotógrafo Charles Guerra, o repórter Danilo Duarte e o motorista Fabiano Soares, viu em todos os lugares que visitou no Sul é de que a duplicação seja concluída logo.
– Mesmo carente de grandes obras, como o aeroporto de Jaguaruna e a BR-101 totalmente duplicada, o Sul de Santa Catarina cumpre bem o seu papel de dar destaque à economia do Estado, que tem a fama de ser vários em um só. Tanto a mineração quanto a industrialização forte são dois tons de uma região que tem no carvão, na cerâmica e na indústria química os pilares da dinamização da economia – conta Danilo.
Continua depois da publicidade
Aliás, ouvir expressões como “não troco trabalhar aqui nessa mina por nada” ou ver o empenho de operários durante a fabricação de pisos cerâmicos foram momentos que ficarão marcados nas memórias dos jornalistas, muito tempo depois de terminar o grande projeto de visitar as economias mais pujantes de Santa Catarina.
– Todos os setores instalados nas cidades que visitamos passaram ou estão passando por um recente e forte processo de industrialização e aprimoramento de seus parques fabris. São investimentos necessários para que o Sul alcance o posto desejado por seus empresários e moradores, e que a região merece – resume.