A região Sul de Santa Catarina é a mais afetada pela passagem do ciclone subtropical pelo Estado, que foi reclassificado pela Marinha como uma tempestade subtropical, tamanha a força do fenômeno.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil registrou entre esta terça e quarta-feira, queda de duas pontes em Gravatal. Houve alagamentos em Capivari de Baixo, Balneário Rincão, Içara, Siderópolis, Laguna e Tubarão.
Chove forte em Criciúma desde terça-feira
Em Criciúma, o Rio Sangão ficou quatro metros acima do nível normal e foram registrados também deslizamentos, casas interditadas e cancelamento de aulas. Após deslizamento no bairro Cristo Redentor, em Criciúma, a Defesa Civil também interditou uma residência durante a manhã. O casal morador deve ficar alojado em casa de parentes até a execução de reparo no canal ao lado da casa, conforme a coordenadora da Defesa Civil, Angela Mello:
Continua depois da publicidade
Foto: Decom/Divulgação
As escolas municipais Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e a Linus João Rech, no Paraíso, tiveram as aulas suspensas nesta quarta-feira. A Secretária de Educação determinou a suspensão após vistoriar as duas unidades e ouvir diretores e professores.
Os volumes mais expressivos de alagamento foram registrados nas ruas Gonçalves Ledo, que fica nos fundos da rodoviária, na Domênico Sônego, que fica na Pracinha da Cesaca, e no cruzamento da Dolário do Santos com a Abílio Paulo, próximo ao Corpo de Bombeiros. O acesso a prefeitura ficou restrito às portas lateral e dos fundos devido ao acúmulo de água entre o prédio e os estacionamentos.
No bairro São Luiz, a escola municipal Ludovico Coccolo também voltou a registrar inundações de algumas salas, obrigando a transferência de alunos para outras áreas e a suspensão das aulas na quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Um deslizamento provocou interdição parcial na Avenida Álvaro Catão no final da tarde, o que alterou a rotina de moradores e motoristas em vários bairros de Criciúma. A pista no sentido Siderópolis – Rio Maina foi interditada devido à queda de uma árvore.
Leia mais:
:: Ciclone subtropical provoca chuvas em SC até quinta-feira
:: Veja mais sobre o tempo no Blog do Puchalski
:: Confira a previsão para o seu município no clicTempo
Por determinação do Secretário de Infraestrutura, André De Luca, os funcionários do Pátio de Máquinas e das Subprefeituras do Distrito de Rio Maina, da Santa Luzia e da Quarta Linha trabalharam em regime de plantão durante a madrugada. A estimativa da prefeitura do município é de que tenha chovido entre 80 a 100 milímetros nas últimas 24 horas.
Apesar dos serviços de desassoreamento feitos nos últimos dias, o nível dos principais rios de Criciúma se elevou em razão das fortes chuvas desta terça-feira. No bairro Paraíso, o Rio Criciúma transbordou próximo à Escola Municipal Linus João Rech. Já no bairro Santo Antônio, a concretagem das vigas da segunda ponte da Avenida Centenário foi concluída no fim da tarde.
Continua depois da publicidade
Meteorologia prevê mais chuvas
O centro de baixa pressão que se formou no mar entre as regiões Sudeste e Sul do Brasil ganhou força ao longo da terça-feira, chegando a mudar de categoria sendo classificado pela Marinha como uma tempestade subtropical.
– O acontecimento entra na história do clima do Sul do país, porque até agora não havia ocorrência de duas tempestades subtropicais no mesmo ano. 2015 teve o chamado Bapo em fevereiro e agora o Cari! – conta o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski.
A tempestade Cari segue no mar entre SC e RS, mantendo a chance de chuva volumosa no Litoral Sul, mais nas cidades bem próximas do RS, porque é no Estado vizinho que o sistema irá influenciar mais o tempo nessa quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Nas demais regiões, o dia terá variação de nuvens com aberturas de sol e chuva de verão, ou seja, mal distribuída e concentrada entre final de tarde e noite, com chance muito pequena para o Extremo-Oeste. As temperaturas seguem elevadas ao longo da tarde, variando entre 29 e 31ºC em boa parte das cidades.