Cidades de Sul de Santa Catarina têm pela frente uma semana de atividades culturais gratuitas. Até domingo (22), a região sedia o III Festival Nacional de Teatro Revirado, com apresentações, oficinas e visitas a escolas. Além de Içara, cidade onde fica concentrada a maior parte da programação, Morro da Fumaça, Maracajá, Siderópolis e Nova Veneza também recebem a ação cultural.
Continua depois da publicidade
Nas cidades vizinhas, as apresentações iniciam nesta terça-feira (17), em Morro da Fumaça, com uma sessão de manhã e uma às 14h, no Salão Paroquial. Na quarta é a vez de Maracajá receber no ginásio municipal a peça Astrolábio Acima do Horizonte, da CIA Circo Pirata Show, às 9h e às 14h. Na quinta, a apresentação é na praça central de Siderópolis, nos mesmos horários, e no domingo no teatro municipal em Nova Veneza, às 16h.
Segundo a organização, o festival terá tradução em Libras e uma mostra primeira infância, para crianças de até quatro anos. Na cidade sede do festival, as comunidades recebem apresentações durante o dia, e à noite, o encontro é na Praça da Matriz São Donato. De terça a quinta, todas as manhãs têm Oficina de Danças Populares, das 8h30min às 10h30min.
— Há pouco tempo não ouvíamos tanto de teatro e para nós é sempre uma alegria participar da realização do Festival, que é uma grande festa que acontece em Içara — destacou a organizadora e atriz, Yonara Marques.
Com artistas de quatro estados e da Argentina, o Festival tem mais de 30 apresentações e segue até o final de semana. Sérgio Mercúrio encantou o público com o espetáculo En Camino, que abriu o Festival na noite desta segunda. Na avaliação do organizador e ator do grupo de teatro Cirquinho do Revirado, Reveraldo Joaquim, as apresentações reforçam a importância de mostrar arte.
Continua depois da publicidade
— Içara está nos proporcionando momentos especiais que juntamos arte e cultura e assim, e mostrando sempre a diversidade e respeito — pontuou.
Confira a programação completa do III Festival Nacional de Teatro Revirado.