Como nem só de praia é feito o verão, no sul de Santa Catarina uma das opções para a estação são as trilhas pela encosta da Serra Geral. Na região entre Treviso e Passo de Torres (RS) há cerca de 20 trilhas mapeadas. O grupo Pró Vertical, que guia passeios pela região, faz entre 30 e 40 saídas durante a alta temporada.

Continua depois da publicidade

::Gosta de trilhas? Poste fotos com a #veraosc no Instagram

O único empecilho sob calor é a agitação e o maior aparecimento de animais peçonhentos e insetos. Por isso, a orientação é optar por trilhas menores.

Algumas exigem apenas 40 minutos de caminhada, outras até uma hora e meia. Se no litoral a cereja do bolo costuma ser uma praia, na região sul é quase sempre uma cachoeira.

Continua depois da publicidade

Uma das indicações do fundador da Pró Vertical, Tony Provesano, é a trilha do Salto Branco, em Treviso, onde fica a empresa. A caminhada é de 40 minutos e quase sem inclinação. Entre as trilhas difíceis, uma boa pedida é a da Cachoeira da Serrinha, oito horas caminhando nos cânions, com inúmeras nascentes de água complementando a paisagem.

Os percursos guiados podem ser feitas em grupos de até dez trilheiros ao custo de R$ 120 para todo o grupo. As mais longas e difíceis variam entre R$ 45 e 280 por pessoa. As mais extensas levam até três dias, com paradas para acampamento. Nesses casos, GPS, carta topográfica, bússola e alimentação são fornecidos.

*** A próxima edição da Revista de Verão está sendo recheada com o que você precisa saber sobre trilhas e dicas de passeios fáceis que levam a paisagens inimagináveis. Você pode contribuir e postar fotos no Instagram com a hashtag #veraosc. Algumas imagens farão parte da revista que estará encartada no Diário Catarinense do dia 19 de dezembro. Participe!

Continua depois da publicidade