O sul-africano Warwick Wright, de apenas 19 anos, quebrou a hegemonia brasileira em Fernando de Noronha (PE) ao faturar o título do Hang Loose Pro Contest 2004 neste sábado, dia 7.

Continua depois da publicidade

Nas ondas de 2m de altura da Cacimba do Padre, Wright levou US$ 10 mil em prêmios e 1,5 mil pontos no ranking do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial de surfe. A vitória do sul-africano foi garantida com um tubo espetacular que valeu ao surfista nota 9,65 – a maior de toda a 19ª edição do campeonato de surfe mais tradicional do Brasil.

Wright era o único estrangeiro na final do evento. O potiguar Marcelo Nunes liderou boa parte da decisão e terminou com o vice-campeonato da segunda etapa do WQS 2004, com o carioca Daniel Hardman em terceiro lugar e o alagoano Marcondes Rocha em quarto.

– Essa é a segunda vez que venho aqui e acho Fernando de Noronha um lugar maravilhoso, com ótimas ondas e muitos tubos. Eu não sabia que nenhum estrangeiro tinha vencido aqui e isso me deixa ainda mais feliz – comemorou Wright, pouco antes de ser carregado nos ombros dos amigos da África do Sul. – Sou muito novo no circuito, esta é a minha primeira final no WQS, minha primeira vitória e quero logo ligar para a minha mãe para contar. Depois, vou festejar com meus amigos até amanhã, quando vou embora para Torres.

Na próxima quinta-feira tem início o Reef Classic 2004, em Torres (RS), terceira etapa do WQS na temporada. O evento no litoral gaúcho vai distribuir um total de US$ 75 mil em prêmios, além de 1,5 mil pontos no ranking que classifica 15 atletas para a elite mundial do World Championship Tour (WCT).

Continua depois da publicidade