O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está investigando um caso de maus-tratos a animais no bairro Floresta, na zona Sul de Joinville. A denúncia aponta que cinco cães, duas fêmeas e três filhotes, estão sendo mantidos em um local insalubre e sofrendo agressões constantes.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Moradores da região flagraram os abusos e acionaram o MP por e-mail. No texto enviado à 21ª Promotoria de Justiça um dos denunciantes relata que “as fêmeas ficam soltas pelas ruas e acabam engravidando. Após parir os filhotes e por falta de alimentação, acabam comendo suas crias. Em outras situações, as cadelas ficam presas em pequenos pedaços de cordas, em locais sujos e sem comida.”
No documento também consta que o local onde os cães são mantidos é sujo, sem comida e água, e que o autor dos maus-tratos já foi flagrado jogando pedaços de telhas e cerâmicas nos filhotes.
O caso que está sendo acompanhado pela Promotoria, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e o Centro de Bem Estar Animal (CBEA).
Continua depois da publicidade
Próximos passos
A Sama foi o primeiro órgão a ser acionado pelo MP e declarou que já compareceu à residência para averiguar a situação e, inclusive, notificou o agressor. No entanto, a Promotoria identificou que outras providências serão necessárias.
Sendo assim, a Sama foi orientada a tomar as devidas providências e prestar informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para resgatar os animais. As informações devem ser repassadas ao Ministério Público.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo.
Leia mais:
Dupla mata cachorro a marretadas no Oeste de SC por recompensa de R$ 10
Dois cães são resgatados em situação de maus-tratos em Joinville; veja vídeo