O Semasa, empresa responsável pelo abastecimento de água em Itajaí e Navegantes, informou neste sábado que a situação é crítica por conta do alto nível de turbidez. A dificuldade em fazer o tratamento e o consumo elevado resultaram no esvaziamento dos reservatórios.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

Há problemas para tratar a água captada do Rio Itajaí-mirim, que chegou na sexta-feira (19) a um pico de turbidez 25 vezes acima do limite-padrão, diz o Semasa. Desde cedo a autarquia pede que os consumidores economizem, pois a baixa pressão e falta d’água podem ocorrer em qualquer bairro da área urbana de ambas as cidades.

Itajaí quer dar desconto na conta após dias de água amarela saindo das torneiras

Com o excesso de turbidez, o sistema tem o funcionamento interrompido constantemente para limpezas de filtros e decantadores. Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estavam em cerca de 20% da capacidade pela manhã de sábado (20).

Continua depois da publicidade

“A situação pode ser mitigada pela colaboração da população, que deve adiar todas as atividades não essenciais que consumam água, especialmente enchimento de piscinas, grandes lavações de imóveis e calçadas e afins”, pediu o órgão.

O Semasa informou que a situação deve ser normalizada durante a madrugada de domingo (21), já que o nível de turbidez passou a baixar ao longo do sábado.

Leia mais

Como projeto de Itapema transforma vidas com simples banho de mar: “Cada um tem uma história”