Vencer ou empatar e se garantir nas oitavas de final pela segunda vez consecutiva na Copa do Mundo. Essa é a missão da Suíça contra a eliminada Costa Rica pela última rodada do Grupo E. O confronto ocorre nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), em Nizhny Novgorod. Em caso de derrota, os europeus dependem de uma vitória da Seleção Brasileira sobre a Sérvia em duelo que acontece no mesmo horário, em Moscou.

Continua depois da publicidade

Depois do empate por 1 a 1 com o Brasil, na estreia, e da vitória de virada, por 2 a 1, em cima dos sérvios, a Suíça chega para a despedida da primeira fase na segunda colocação do Grupo E. A equipe soma quatro pontos, bem como os brasileiros, mas tem um saldo de gol inferior (2 contra 1). O técnico Vladimir Petkovic disse estar focado somente no compromisso dos suíços sem se importar o que estará acontecendo no confronto entre os outros dois times da chave.

– Para mim o primeiro objetivo é preparar o meu time. Hoje tentamos falar sobre nossos adversários, porque não é um rival fácil, vão chegar com um grande orgulho, com vontade de levar um ponto. Nós vamos fazer o que podemos para ganhar e o que acontecer no outro jogo saberemos em seu momento. Não quero calcular isso. E sim focar no meu resultado – falou o treinador.

Eliminada após perder as duas primeiras partidas no Grupo E, a Costa Rica tem um objetivo contra a Suíça: jogar pelo orgulho. Isso porque, a equipe da América Central chegou ao Mundial da Rússia com a missão de repetir o que fez quatro anos antes no Brasil, quando foi às quartas de final da competição. O lateral-direito Cristian Gamboa falou da importância de vencer pelo menos a última partida.

– É um jogo difícil, já que a Suíça está na liderança do grupo. Nós queremos continuar mostrando o nosso jogo, não há pressão. Nós vamos tentar ganhar, jogar o nosso melhor e é uma questão de orgulho. Queremos conquistar três pontos para nós e para a Costa Rica – disse Gamboa.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

SUÍÇA

Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Rodriguez; Behrami e Xhaka; Dzemaili, Zuber e Shaqiri; Gavranovic. Técnico: Vladimir Petkovic.

COSTA RICA

Navas; Acosta, Gonzalez, Duarte e Oviedo; Gamboa, Celso Borges, Guzman, Bryan Ruiz e Bolanos; Ureña. Técnico: Óscar Ramírez.

ARBITRAGEM: Clement Turpin, auxiliado por Nicolas Danos e Cyril Gringore (trio da França).

DATA E HORA: às 15h (de Brasília) desta quarta-feira.

LOCAL: Estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod.