A Suíça ganhou pela terceira vez o Eurovision. Em 2024, o país ganhou o festival com a canção “The Code”, cantada por Nemo, de 24 anos. Foi a primeira vez que um artista não-binário venceu o festival e a primeira vitória suíça desde 1988, quando o país foi representado por Celine Dion. A final do concurso foi realizada na cidade sueca de Malmö neste sábado (11). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
— Espero que esta competição possa continuar incentivando a paz e a dignidade de cada um — declarou Nemo.
Vestindo seu casaco rosa com vermelho e vestido rosa acetinado, Nemo obteve um total de 591 pontos (365 do júri e 226 do público). Esse artista venceu o roqueiro croata Baby Lasagna, que ficou em segundo lugar com 547 pontos.
— “The Code” conta o início da jornada quando percebi que não sou nem homem nem mulher — disse Nemo, que deu à Suíça sua terceira vitória no concurso.
Continua depois da publicidade
A Suíça foi o país a levar o primeiro Eurovision, em 1956, com a música “Refrain” de Lys Assia. A segunda conquista foi 32 anos depois, com a música “Ne partez pas sans moi” de Celine Dion. Agora, 36 anos depois, “The Code” deixa o nome de Nemo na lista de vitórias da Suíça.
Veja a performance de Nemo
O Eurovision 2024
A edição de 2024 do Eurovision foi ofuscada pela polêmica participação de Israel, apesar dos apelos à exclusão do país devido à guerra na Faixa de Gaza.
No sábado, durante a grande final, mais de 5 mil pessoas protestaram em Malmö contra a participação israelense. Dois dias antes, os protestos reuniram mais de 10 mil na cidade, onde vive a maior parte da comunidade sueca de origem palestina.
Dentro da Malmö Arena, a performance da cantora israelense Eden Golan foi recebida com uma mistura de vaias e aplausos. Apesar da controvérsia, a jovem, com sua música “Hurricane”, ficou em quinto lugar com 375 pontos.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Aline Ramalho
Leia também
Cerveja mais antiga do mundo volta a ser produzida de maneira sustentável