Há menos de três meses do Parapan-Americano do Rio de Janeiro, Suely Guimarães quer perder 18 quilos para bater o recorde mundial do lançamento de disco da categoria F56. A atleta, que já detém o melhor índice do planeta com 20,26m e, no último final de semana garantiu três medalhas de ouro na etapa regional nordeste do Circuito Brasil Paraolímpico.
Continua depois da publicidade
Suely já perdeu oito quilos desde o início da temporada. Em março, quando realizou a pesagem oficial pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, pesava pouco mais de 80 quilos. Já está com 72. Segundo Suely, a mudança de peso trará mais mobilidade no momento do lançamento.
– Meu coto tem de acompanhar o movimento do braço. Mais leve, conseguirei erguer o tronco quando o disco sair da minha mão e isso dará mais altura ao lançamento – explicou a atleta.
– No disco você tem que somar altura, técnica, velocidade e arrancada. Se eu acertar o conjunto, faço uma boa marca – completou.
Para perder peso Suely tem adotado uma dieta rígida. Cortou açúcar, reduziu carboidratos, alimentos muito calóricos e adotou a natação como exercício atlético. Além disso, faz séries diárias de mais de 100 abdominais.
Continua depois da publicidade
– É um ritmo de treinos pesado, mas tem valido a pena. Não só melhora meu rendimento, mas também a auto-estima – finalizou.