Por que queremos que nossos jovens sejam leitores? Por que tanto empenho e investimento na leitura? Afinal, o que é leitura? Qual a sua função para que ela seja um objetivo a perseguir?

Continua depois da publicidade

Em nossa cultura contemporânea, racional e objetiva, a leitura continua a ser uma muralha de proteção contra a ignorância e a alienação: lemos para aprender, para nos informar, para saber de onde viemos e para onde vamos, para saber quem somos, para escapar da solidão, para conhecer melhor os outros, para conservar a memória do passado, para esclarecer nosso presente, para aproveitar as experiências anteriores, para não repetir os erros dos nossos ancestrais, para ganhar tempo, para nos evadirmos, para buscar um sentido para a vida, para nos distrairmos, para vivenciar emoções alheias ao nosso cotidiano e para usufruir um prazer… Enfim, para participarmos de uma construção e circulação de sentidos e interpretações do mundo pela palavra que atravessa os milênios e dá sentido à vida humana.

A leitura é um espaço de liberdade por excelência, pois lida com o pensamento e o imaginário, que são, por natureza, sem fronteiras, sem limites e proporcionam uma forma de felicidade.

A leitura é um espaço de liberdade também porque o leitor lê o que quer.

Além desse prazer insuperável, proporciona um convívio com a língua escrita que permite a internalização e o domínio das estruturas gramaticais e do vocabulário.

Continua depois da publicidade

A Feira do Livro de Joinville é uma iniciativa em direção ao estímulo à leitura que envolve diversos agentes e soma esforços com a família, escola, professores, bibliotecários, especialistas, pesquisadores, editores, autores, meios de comunicação e governo.

São dez dias de programação variada, com a presença de importantes nomes da cultura brasileira, com entrada franca. São 12 anos de grandes desafios. A 13ª edição já está em construção.

:: Acesse a página especial do projeto Joinville que Queremos