Precisando vencer para se classificar, a Suécia entrou em campo na manhã desta quarta-feira (27) e cumpriu o objetivo de forma bem-feita: aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o México. Mesmo com a derrota, os latino-americanos também avançam às oitavas de final da Copa do Mundo graças à vitória da Coreia do Sul por 2 a 0 sobre a Alemanha.

Continua depois da publicidade

Com isso, as seleções sueca e mexicana serão as adversárias do grupo do Brasil na próxima fase. A definição de qual delas enfrenta o time de Tite, entretanto, vai depender do resultado da partida contra a Sérvia, às 15h, desta quarta.

Confira a tabela de jogos da Copa do Mundo 2018

Não bastasse a emoção de definir no detalhe a classificação do Grupo F, já que um empate poderia levar a decisão para a regra do fair play, o jogo entre Suécia e México ainda teve pênalti não marcado por árbitro de vídeo em lance polêmico, recorde de cartão mais rápido da história das Copas do Mundo — aos 13 segundos de jogo — e gol contra.

O tabu também se manteve: os mexicanos nunca, na história dos Mundiais, conseguiram vencer três jogos consecutivos. Vinha com 100% de aproveitamento, depois de bater a Alemanha por 1 a 0 e a Coreia do Sul, por 2 a 1, mas perdeu nesta quarta.

Continua depois da publicidade

Aliás, o México é um freguês da Suécia: não vence há 24 anos da seleção europeia. A última vitória do México aconteceu em fevereiro de 1994, em um amistoso.