Termogênicos são substâncias que têm o poder de elevar a temperatura corpórea. Com isso, fazem uma aceleração na atividade metabólica de todo o corpo. O organismo passa a consumir maiores níveis calóricos, na maioria das vezes provenientes da oxidação dos ácidos graxos, que passam a se transformar em energia para o funcionamento do corpo. Nesse caso, podemos dizer que atuam diretamente nos adipócitos (células de gordura) e estimulam a queima de tecido adiposo (gordura) – consequentemente, o emagrecimento.

Continua depois da publicidade

São usados como coadjuvantes na perda de peso, principalmente se associados aos exercícios físicos. As substâncias não estão contidas somente nas fórmulas comerciais, mas podem fazer parte da composição de diversos alimentos encontrados na natureza, como café, chá verde, gengibre, pimenta, chá mate, canela, etc.

As substâncias com ação termogênica têm também propriedades estimulantes, por elevarem as funções de vários órgãos além do cérebro, como coração, pulmão e pressão arterial, fazendo com que o gasto calórico seja acentuado. Também geram uma série de alterações fisiológicas, como aumento dos hormônios adrenalina, insulina e cortisol, aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos.

Podemos dizer que os termogênicos têm uma ação positiva na queima calórica, porém apresentando efeitos colaterais que se tornam ainda mais expressivos com o consumo de altas dosagens, gerando um risco a saúde. Temos que ter em mente que os estimulantes levam ao aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, irritabilidade, aumento da temperatura corporal, dentre outros fenômenos.

Termogênicos devem ser evitados por portadores de patologias cardíacas, hipertensos e pacientes com hipersensibilidade a essas substâncias. O bom senso deverá sempre entrar em jogo, levando a cuidados específicos em relação ao uso, como a presença de doenças pré existentes, testes de sensibilidade, dosagem diária, horário de uso da substância, dentre outros.

Continua depois da publicidade

Mais uma vez, deixo a dica para que se procure um profissional capacitado antes do uso de qualquer substância termogênica para que seja feita uma orientação adequada, afastando o paciente de qualquer efeito indesejado, bem como tornando mais rápido e próximo os objetivos almejados.