Passados mais de 60 quilômetros de muita força e velocidade, ciclistas terão pela frente o maior desafio: os 250 metros de elevação do Morro da Cruz, em Florianópolis. Este é o percurso da Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz – Troféu Roberto Alves, que será realizada neste domingo, integrando as comemorações de aniversário da cidade. O evento esportivo vai para a 31ª edição e retoma espaço no calendário do ciclismo nacional.
Continua depois da publicidade
A prova iniciou em 1976 e nos primeiros anos chegou a reunir competidores estrangeiros, que foram maioria no lugar mais alto do pódio nas décadas 1970 e 1980. No entanto, depois de 1996 deixou de ser realizada e foi retomada em 2011, com a homenagem ao comentarista esportivo da NSC Comunicação.
— Levava o nome de TV Cultura na época, criada para ser transmitida na programação, em uma época em que o ciclismo estava morrendo no Estado. Ter o nome na prova me deixa a sensação de que deixo algo para o esporte. Já fui homenageado de outras formas, é gratificante ser lembrado pelo apoio. Isso me dá a certeza que algo pude fazer pelo ciclismo, uma lembrança à comunidade esportiva — conta Roberto Alves.
Quase 30 atletas de elite estão confirmados. O prêmio ao primeiro colocado é de R$ 1 mil, tanto no masculino quanto no feminino. No entanto, o evento esportivo deve reunir cerca de 150 ciclistas, que disputam 11 diferentes categorias. As largadas ocorrem a partir das 6h40min, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, por categorias. Distâncias e percursos também sofrem alterações. Apenas na elite, sub-30, e masters A e B a prova termina no pátio da NSC TV, no alto do Morro da Cruz.
Continua depois da publicidade