Florianópolis vai receber a primeira etapa do STU 2024 neste fim de semana, de 2 a 4 de fevereiro. Os principais skatistas do Brasil vão competir nas modalidades street e park na nova pista do Abraão, com padrões olímpicos e construída com a colaboração do atleta Pedro Barros.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Catarinense garante vaga do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 na classe Laser de Vela
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez, Floripa vai sediar uma etapa do STU, a principal competição de skate do país. A cidade já é conhecida como a capital da modalidade e terá 12 atletas manezinhos disputando em casa. Uma delas é a Isadora Pacheco, atual campeã nacional do STU na modalidade de park.
— Estou muito realizada que a etapa vai ser aqui em casa e muito feliz que Florianópolis vai ser a sede da grande festa que é o STU, que junta cultura, skate, música, arte, tudo em um só lugar. E ainda mais aqui em Floripa, apresentando esse grande evento para uma galera que ainda não conhecia — disse a Isa.
Pedro Barros, o grande responsável por elevar a cena do skate de Florianópolis, também vai competir nesta etapa. Além de disputar o título do park na competição, ele também participou da idealização da nova pista do Abraão, que vai receber skatistas de todo o país na abertura do STU 2024.
— É de extrema importância ter uma etapa aqui em Florianópolis, e poder mostrar isso pra essa cidade que fortalece o skate. E a gente quer que as pessoas daqui possam se inspirar cada vez mais, trazer uma pista de skate desse nível para cá é uma conquista gigantesca, e receber essa etapa do STU é a cereja do bolo — comentou Pedro.
Continua depois da publicidade
Os skatistas competem em baterias (seis no masculino e três no feminino), com quatro cada. Cada atleta do street tem direito a duas voltas, e do park, a três, todas de 45 segundos e valendo a melhor nota. Os primeiros lugares de cada grupo avançam direto para a semi. Segundo e terceiro colocados de cada leva têm outra chance de se classificarem, na fase de repescagem. Os quartos colocados de cada bateria da primeira fase estão fora da competição e todos ficam em 19º lugar.
Park masculino no STU 2024
Bateria 1 – Augusto Akio, Matheus Mello, Pedro Vita e Ítalo Penarrubia
Bateria 2 – Kalani Konig, Victor Ikeda, João Bito e JP Teixeira
Bateria 3 – Pedro Carvalho, Murilo Peres, Ian Poletto e Felipe Foguinho
Bateria 4 – Pedro Barros, Mateus Guerreiro, Weslley Alves e Vi Kakinho
Bateria 5 – Dan Sabino, Vini Kothe, Diego Takahashi e Hugo Montezuma
Bateria 6 – Pedro Quintas, Gustavo Picaski, Luiz Francisco e André Mariano
Park feminino no STU 2024
Bateria 1 – Isadora Pacheco, Lua Vicente, Maitê Demantova e Lara Vargas
Bateria 2 – Sofia Godoy, Yndiara Asp, Marina Praxedes e Helena Laurino
Bateria 3 – Fernanda Tonissi, Dora Varella, Letícia Gonçalves e Emily Antunes
Street masculino no STU 2024
Bateria 1 – Ismael Henrique, Vitor Hugo, Lucas Xaparral e Rogério Febem
Bateria 2 – S. Simonetto, Bruno Silva, Douglas Molocope e Wilton Souza
Bateria 3 – Kalani Konig, Luiz Francisco, Jhony Melhado e Filipe Ortiz
Bateria 4 – Ivan Monteiro, Matheus Teixeira, Dennis Silva e Marcelo Formiga
Bateria 5 – Sérgio André, Julio Zanotti, Elton Melônio e Gabriel Fortunato
Bateria 6 – João Lucas Alves, Wallace Gabriel, Samuel Jimmy e Felipe Nunes
Continua depois da publicidade
Street feminino no STU 2024
Bateria 1 – Gabi Mazetto, Maria Lúcia Rocha, Viviane Orlando e Kamila Rocha
Bateria 2 – Rafaela Murbach, Kemily Suiara, Daniela Vitória e Duda Oliveira
Bateria 3 – Ariadne Souza, Carla Karolina, Isabelly Ávila e Maria Almeida
Na fase da repescagem, 12 skatistas de cada modalidade competem em três baterias de quatro, com direito a duas voltas no street e três no park, todas de 45 segundos e valendo a melhor nota. Primeiro e segundo colocados de cada grupo avançam para a semifinal, onde encaram os pré-classificados da primeira fase. Terceiro e quarto colocados estão fora da competição.
A semifinal é disputada por 12 skatistas de cada modalidade em três baterias de quatro atletas, com direito a duas voltas no street e três no park, todas de 45 segundos e valendo a melhor nota. No street, os skatistas tem mais 15 segundos para a execução da melhor manobra. Primeiro e segundo de cada grupo avançam pra final.
Para a decisão do título do street, os seis finalistas competem em três voltas de 45 segundos com mais 15 segundos para a execução da melhor manobra (Bomb Trick). Na terceira volta tem o rebate na melhor manobra. Vale a melhor nota, somando volta e manobra juntas. A colocação dos finalistas no ranking segue a ordem de colocação da final.
Continua depois da publicidade
O campeão no park é decidido entre seis finalistas que competem em dois tempos de dois minutos com um intervalo técnico de sete minutos, tendo as notas aplicadas a cada volta. Para a pontuação final, vale a melhor nota. Caso o skatista caia com menos de 10 segundos, a sua nota será zerada; caso caia entre 10 e 20 segundos, somam 30 pontos; entre 20 e 35 segundos, somam 50 pontos. A colocação dos finalistas no ranking segue a ordem de colocação da própria final.
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC