O veículo mais vendido do Brasil, atualmente, acaba de receber uma melhoria importante. A picape Fiat Strada, líder de emplacamentos no ranking nacional, passa a vir com câmbio automático em duas versões: na Volcano, a R$ 111.990 e a nova Ranch, por R$ 116.990.

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Equipada com motor 1.3 flex (Firefly) que rende até 107 cv com etanol, a picape compacta traz a mesma transmissão CVT do Pulse 1.3, que simula 7 marchas.

Como funciona e consumo

A caixa possui três modos de condução: automático (ajusta as melhores relações conforme o jeito de dirigir), manual (com trocas por aletas atrás do volante ou pela alavanca) ou Sport (marchas mais curtas para desempenho mais ágil).

Segundo a Fiat, o consumo da Strada CVT com etanol no tanque é de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina, respectivamente, 12,4 km/l e 13,9 km/l.

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Esses números são superiores aos divulgados pelo Inmetro sobre a versão Volcano manual: 8,5/9,2 km/l com etanol e 12/13,2 km/l com gasolina.

Outra novidade é a capacidade de carga reduzida em 50 kg, para 600 kg, sem alterar o volume de 844 litros.

A inédita Ranch

Das duas, apenas a Ranch, que passa a ser a topo de linha, traz diferenciais no design, em alguns detalhes em cinza e acabamento em preto brilhante e rodas de 15”, entre outros adereços com o nome da versão. Por dentro, o sistema multimídia de 7” pareia Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assim como traz carregador por indução, câmera de ré e sensor de estacionamento.

A Volcano CVT acrescenta em relação à manual o carregador sem fio e um descansa-braço no console central.

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Strada Ranch se diferencia por skid plate pintado de cinza, além de para-barros e retrovisores com acabamento preto brilhante
Strada Ranch se diferencia por skid plate pintado de cinza, além de para-barros e retrovisores com acabamento preto brilhante – (Foto: Stellantis)
Com câmbio CVT, capacidade de carga caiu para 600 kg
Com câmbio CVT, capacidade de carga caiu para 600 kg – (Foto: Stellantis)
Painel com pintura em dois tons, com a cor marrom na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos
Painel com pintura em dois tons, com a cor marrom na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos – (Foto: Stellantis)
A caixa possui três modos de condução: automático, manual e Sport
A caixa possui três modos de condução: automático, manual e Sport – (Foto: Stellantis)
Rodas de liga leve de 15” com pneus ATR de uso misto,  estribos laterais, barras de teto cinzas e capota marítima são de série na Ranch
Rodas de liga leve de 15” com pneus ATR de uso misto, estribos laterais, barras de teto cinzas e capota marítima são de série na Ranch – (Foto: Stellantis)