Era uma vez… Um consumidor passivo na jornada de compra. Mas, com um mercado mais agressivo e grande diversidade de oferta, a estratégia das marcas para conquistar e encantar o cliente precisa ser ainda mais bem estruturada. E, para isso, nada melhor que apostar em uma boa história, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

> Top of Mind revela marcas que estão na cabeça e no coração dos catarinenses; veja vencedores

A conexão por meio de uma narrativa é capaz de envolver o consumidor. Conhecida como storytelling, essa técnica, que tem tom persuasivo, pode ser uma forte aliada na hora de promover algum produto ou serviço, além de permanecer na memória do cliente quando bem aplicada.

Os consumidores tendem a gostar e aprovar as histórias que os representam de alguma forma, ou até mesmo que os inspiram. Utilizar casos reais, por exemplo, é uma ótima maneira de conectar o público, pois gera identificação – e por isso é utilizado não somente no jornalismo e na publicidade, mas também em filmes e séries baseados em um episódio que já ocorreu.

As marcas estão atentas a esses preceitos e utilizam técnicas de storytelling para aproximar o consumidor não apenas de seu produto, mas conectam ele com uma história. E, assim, conquistam.

Continua depois da publicidade

Afinal, como construir um bom storytelling?

Como dito anteriormente, o storytelling nada mais é do que a estratégia utilizada para contar uma boa história – a capacidade de transmitir um conteúdo com uma narrativa que envolva e aproxime. É possível utilizar texto, áudio ou vídeo. A mensagem precisa ter ritmo, ser ao mesmo tempo sensível e trazer informação. Ação, emoção e, muitas vezes, conflito, embalam boas histórias. Lembra do clímax, nas aulas do ensino fundamental? É isto!

Para as empresas, o storytelling busca reforçar os valores da marca e, ao identificar esses mesmos princípios em seu público-alvo, atraí-lo para seus produtos ou serviços. Quanto mais inovadora ou sensível a mensagem, maior a capacidade de que ela seja transmitida para terceiros, que também vão ter contato com a marca, que podem passar para conhecidos, e por aí vai, criando uma rede de compartilhamento e engajamento.

Não existe receita de bolo para contar uma boa história, mas, para o storytelling aplicado às marcas, é preciso conhecer bem o DNA da companhia e instigar o desejo no público-alvo. Buscar personagens que transmitam histórias e trabalhem com as emoções e sentimentos universais – que aproximam, conectam e reforçam uma referência positiva do conteúdo para a pessoa – algo que ela queira compartilhar com outros. Mas esse sentimento precisa ser genuíno, atento aos valores de cada case e de cada marca.

Cases de sucesso inspiram por anos

A conexão é crucial para que uma história repercuta e se mantenha na memória.

Continua depois da publicidade

Em uma campanha lançada originalmente em 2014, a marca de absorventes Always pede a adultos para que realizem tarefas “como uma garota”. Corra como uma garota. Brigue como uma garota. Arremesse como uma garota… A referência mostrada é que as tarefas estariam sendo feitas de forma distinta, como se houvesse uma “frescura” envolvida. Como se a capacidade fosse menor.

Algo muito diferente ocorre quando o pedido é feito para as crianças. As meninas aparecem com sangue nos olhos. Quando questionadas sobre como seria correr como uma garota, são categóricas: o mais rápido que puder.

Quando realizar uma tarefa como uma garota virou uma espécie de insulto? Após o questionamento, as mulheres adultas podem “refazer” o movimento, da forma como elas realmente fariam – não como imaginavam que deveria ter sido feito para haver uma diferenciação entre os sexos. Com mais esforço, mais garra, mais determinação.

O material até criou a hashtag #likeagirl em uma estratégia para mostrar que fazer algo “como uma garota significa algo maravilhoso”. Ao identificar uma dor e questionar um ponto sensível, a aproximação da marca com as mulheres, seu público-alvo, foi instantânea.

Continua depois da publicidade

Confira a campanha

​Acesse o canal do Top of Mind e fique por dentro de tudo que rolou na edição 2022.

Leia também

Água Mineral Imperatriz investe nos processos de qualidade e tecnologias avançadas

AM Construções inova tendências diante do crescimento do mercado da construção civil

A instituição Top of Mind no EaD em Santa Catarina