A celebração do solstício de verão no famoso monumento de Stonehenge, na Inglaterra, será transmitida ao vivo, online, pela primeira vez – tudo em função da pandemia de coronavírus, é claro, e das medidas de isolamento social adotadas em todo mundo para impedir a disseminação da doença.
Continua depois da publicidade
A misteriosa construção de Stonehenge recebe turistas o ano inteiro; mas fica especialmente cheia na época do solstício de verão – que, neste ano, vai ocorrer no dia 20 de junho no hemisfério norte; mesmo dia em que, aqui no hemisfério sul, ocorre o início do inverno. Já que em 2020 não vai possível conferir pessoalmente a passagem de estação em Stonehenge, a English Heritage, que administra o monumento, providenciou a transmissão online do evento.
“Esperamos que nossa transmissão ao vivo ofereça uma oportunidade para as pessoas se conectarem com esse lugar espiritual em uma época tão especial do ano, e esperamos receber todos de volta no ano que vem”, declarou a diretoria da English Heritage, por meio de um comunicado, após reforçar o pedido para que as pessoas não visitem o local pessoalmente neste ano.
Para assistir, é só acessar o YouTube ou o Facebook da English Heritage, a partir das 17h26 (horário de Brasília), no dia 20 de junho, um sábado. O sol vai se pôr sobre o monumento nesse horário, e depois nascer às 00h52 (horário de Brasília) na madrugada de sábado para domingo, marcando o dia mais longo do ano no hemisfério norte.
Com mais de 5 mil anos de idade, Stonehenge, localizado no condado de Wiltshire, a cerca de 130 quilômetros a oeste de Londres, é formado por pedras que chegam a pesar quase 50 toneladas cada e ter cinco metros de altura: as rochas foram posicionadas de modo a se alinhar com o nascer do sol no solstício de verão – ou seja, é somente nessa data especial que o nasce exatamente sobre a pedra principal do monumento.
Continua depois da publicidade