O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) negou recurso dos pilotos Cacá Bueno e Thiago Marques, ambos da Equipe Petrobras-Action Power, e manteve a desclassificação dos dois na prova de abertura da temporada, disputada no dia 28 de março no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná.
Continua depois da publicidade
Dos oito auditores presentes – um não compareceu por estar doente – ao julgamento, realizado na manhã desta terça, dia 6, na sede da CBA no Rio de Janeiro, cinco votos foram favoráveis à manutenção da decisão da Comissão Disciplinar primeira instância.
– Os três votos contrários foram para que a pena fosse transformada em multa, mas todos concordaram que havia algo irregular nos dois carros – disse a advogada Angela Bertini, presidente do STJD.
O motivo da desclassificação que tirou a vitória de Cacá Bueno e o quarto lugar de Thiago Marques foi o posicionamento considerado irregular da bomba do óleo da direção hidráulica que, de acordo com o regulamento, deveria estar do lado de fora do carro e estava dentro do cockpit dos dois Stock Car V8. Com a decisão, o primeiro lugar ficou com Giuliano Losacco e a terceira posição com Ricardo Maurício.
Proprietário e diretor da Petrobras-Action Power, Paulo de Tarso, pai de Thiago, disse que a decisão da equipe é apelar para a justiça comum, algo que a lei lhe dá o direito, pois todas as instâncias da esfera desportiva já foram esgotadas.
Continua depois da publicidade
– É certeza que agora vamos à justiça comum e lá acredito que vamos reverter a situação, pois todos os auditores, mesmo os que votaram contra, entenderam que a localização da bomba de óleo não altera a performance do carro – disse Paulo de Tarso, que acompanhou o julgamento.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 será no domingo, dia 18 de julho, em Interlagos. Giuliano Losacco é o líder com 87 pontos contra 55 de Cacá Bueno e de Antonio Jorge Neto e 53 de Thiago Camilo.