Mais uma vez um episódio extracampo vai acabar decidindo o resultado de uma partida de futebol. Isso porque na tarde desta quarta-feira, a partir das 14 horas, no Rio de Janeiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) poderá alterar diretamente o futuro de duas equipes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro: Joinville e Portuguesa.

Continua depois da publicidade

O julgamento tem como principal objetivo analisar denúncias apresentadas pela procuradoria da entidade pelo comportamento que a equipe paulista teve na estreia da competição nacional, contra o Joinville.

De um lado, o JEC, que pagou caro por topar logo na primeira rodada da competição com a Lusa, uma equipe que se encontrava literalmente fora de série, sem saber se faria parte da elite do futebol nacional ou se disputaria a Série B do Brasileiro.

Do outro lado, a Lusa, que após ter sido rebaixada pelo STJD vive momentos turbulentos em sua história.

Continua depois da publicidade

Após 93 anos de fundação, o departamento jurídico do clube tem talvez uma de suas missões mais complicadas, no esforço em reduzir as severas punições previstas ao clube paulista.

Com seis pontos em duas partidas realizadas, o time de Hemerson Maria e os torcedores aguardam a conquista dos três pontos fora de campo, que momentaneamente dariam o topo da tabela de classificação ao Coelho – atualmente, o Joinville se encontra na terceira posição, atrás apenas de ABC e América-MG, que somam pontos por três partidas disputadas.

Enquanto isso, o departamento jurídico tem uma tarefa ainda maior, que é a de pedir e cobrar o ressarcimento do dinheiro gasto com a organização e realização do evento, que foi paralisado após os 17 minutos de jogo.

Continua depois da publicidade

JEC não crê em motim na Série B

Antes mesmo de o julgamento do jogo entre JEC e Portuguesa ocorrer, já há polêmicas sobre o possível resultado. Os três pontos que poderão serem repassados para o clube catarinense pelo STJD estariam incomodando dirigentes de outros equipes, que estudam causar motim na disputa da Série B.

Na segunda-feira, o portal “Futebol Interior” publicou uma matéria que levantou o debate. De acordo com o site, 16 dirigentes dos 20 times da Série B, foram enfáticos ao dizer que não aceitariam que o Joinville receba o direito de ganhar os três pontos.

De acordo com o embasamento jurídico de advogados especialistas na área esportiva consultados por “AN”, não há a chance de os clubes brigarem por isso, já que o JEC é o único envolvido direto na partida.

Continua depois da publicidade

AN explica como vai funcionar julgamento da Lusa no STJD nesta quarta-feira:

Clique na imagem acima para ampliá-la