A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil. O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (2), de forma virtual. Foram cinco votos favoráveis à decisão: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A decisão vale até que a plataforma cumpra decisões da Justiça, pague multas aplicadas por desobedecer ordens judiciais e indique um representante legal no país.

A análise foi feita no plenário virtual. Os ministros tinham 24 horas para inserirem seus votos no sistema eletrônico da Corte, ou seja, até as 23h59min desta segunda.

Os países em que o X é bloqueado e quais os motivos

Continua depois da publicidade

Veja os melhores memes sobre a suspensão do X no Brasil

Suspensão do X

A decisão de sexta-feira (30) cita “desobediência judicial” por parte da plataforma, e acusa a empresa de divulgar mensagem incitando o ódio contra a Suprema Corte, de forma criminosa.

O ministro Alexandre de Moraes disse ainda que Elon Musk confunde liberdade de expressão com “liberdade de agressão” e censura com “proibição constitucional ao discurso de ódio e de incitação a atos democráticos”.

Moraes citou ainda um trecho do parecer do Procurador-geral Paulo Gonet, que concorda com a decisão de suspensão, e também menciona a investigação e ordens de remoção de conteúdo do X em outros países.

Continua depois da publicidade

Na decisão de sexta-feira, Moraes disse ainda que houve “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024”.

Leia mais

VPN: o que é e como funciona a Rede Privada Virtual

Bluesky Social: o que é e como criar conta no “substituto” do X

Conheça as redes sociais para substituir o X no Brasil