O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, na noite desta segunda-feira (16), a maioria de votos pela condenação de mais seis réus por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Até o momento, seis dos 11 ministros entenderam que houve participação direta dos réus nos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado, com uso de meios violentos para derrubar um governo democraticamente eleito. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Apesar disso, ainda não há maioria para estabelecer o tempo de prisão dos condenados, devido aos ministros Luiz Edson Fachin e Cristiano Zanin divergiram das penas propostas pelo relator Alexandre de Moraes. Com base nos votos que já foram proferidos, a pena dos envolvidos deve ficar em torno de 14 a 17 anos de prisão.
Ministros que votaram pela condenação dos réus: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Luiz Edson Fachin.
Réus condenados pelo STF nesta segunda-feira: Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Claudio Augusto Felippe, Jaqueline Freitas Gimenez, Marcelo Lopes do Carmo e Edineia Paes da Silva Dos Santos.
Continua depois da publicidade
Quem são os seis réus condenados?
Os casos são analisados de forma individual. As defesas negam que os acusados tenham participado dos atos golpistas e pedem o arquivamento das ações.
Arquiteto, vendedora, influenciador: veja catarinenses que viraram réus pelos atos de 8 de janeiro
Jorge Ferreira, 59 anos
- Preso no Palácio do Planalto. Tem 59 anos, é morador do Vale do Ribeira (SP). É acusado pela PGR de fazer parte do grupo que invadiu o Palácio do Planalto, quebrou vidros, depredou cadeiras, painéis, mesas, obras de arte e móveis históricos. A Procuradoria diz ainda que ele integrava movimento ruralista de SP.
Cláudio Augusto Felippe, 59 anos
- Preso no Palácio do Planalto. Morador de Jardim Jaraguá (SP), tem 59 anos, é policial militar aposentado. Os investigadores dizem que ele integrava um grupo que gritava “fora Lula”, “presidente ladrão” e “presidiário”, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Reginaldo Carlos Beagiato Garcia, 55 anos
- Preso após invasão no Congresso. Tem 55 anos e é morador de Jaguariúna, em São Paulo. É acusado de participar de um grupo que invadiu o Congresso para depredar as instalações, quebrando vidraças, móveis, computadores, obras de arte, câmeras de circuito fechado de TV.
Continua depois da publicidade
Jaqueline Freitas Gimenez, 40 anos
- Acusada de participar da destruição do Palácio do Planalto. Ela tem 40 anos, é de Juiz de Fora (MG).
Marcelo Lopes do Carmo, 39 anos
- Preso no Planalto. É morador de Aparecida de Goiânia (GO) e tem 39 anos.
Edineia Paes da Silva Santos, 38 anos
- Presa no Palácio do Planalto, moradora de Americana (SP), tem 38 anos. Para a PGR, ela é executora dos atos.
Réus já condenados ainda estão soltos
Até agora, o STF já condenou seis executores dos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e destruídas. As penas vão de 12 a 17 anos de prisão. A maioria dos réus responde ao processo em liberdade, com o uso de tornozeleira eletrônica e cumprimento de restrições, como não poder acessar redes sociais.
Operação contra atos golpistas de 8 de janeiro é destaque do SC em 5 minutos
Confira outros réus já condenados pelo STF:
- Aécio Lúcio Costa Pereira – 17 anos de prisão
- Matheus Lima de Carvalho Lázaro – 17 anos
- Thiago Mathar – 14 anos
- Davis Baek – 12 anos de prisão
- João Lucas Vale Giffoni – 14 anos de prisão
- Moacir José dos Santos – 17 anos de prisão
Veja os catarinenses envolvidos nos atos de 8 de janeiro:
Leia também
Jair Renan Bolsonaro coloca em dúvida candidatura para 2024
SC terá pacote econômico para pessoas e empresas atingidas por enchente
Produtores de frango de SC celebram abertura do mercado da Argélia para importações