Já imaginou fazer uma doação de cesta básica simplesmente por estar praticando exercícios físicos? É exatamente essa a premissa do Desafio Solidário, iniciativa social desenvolvida pela Statkraft Brasil, empresa de energias renováveis norueguesa que tem sua sede brasileira em Florianópolis. Há cinco anos, a Statkraft promove essa competição interna de incentivo à prática da atividade física, trabalho em equipe e responsabilidade social. Até o momento, as equipes já completaram mais de 48 mil quilômetros percorridos, totalizando mais de 150 cestas básicas arrecadadas.

Continua depois da publicidade

Para o Desafio, os colaboradores da empresa são divididos em quatro equipes, formadas com cerca de 65 pessoas cada, e cada pessoa precisa percorrer 128 quilômetros — em referência aos 128 anos do grupo Statkraft — para fazerem uma doação de cesta básica. Todos os anos, a meta do desafio aumenta, buscando contribuir cada vez mais com as causas que a empresa apoia. Cada uma das equipes é nomeada com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 15 (Vida Terrestre) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Multinacional de energia renovável movimenta economia e amplia geração de empregos em Florianópolis

Ana Lima, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Statkraft Brasil, detalha o funcionamento do desafio:

— A própria Statkraft desenvolveu um aplicativo para que seus colaboradores possam calcular os quilômetros e acompanhar seu progresso, tanto individual, quanto o ranking de times, como forma de engajar a participação de todos, e também como forma de legitimar o processo.

Continua depois da publicidade

A contagem dos quilômetros também pode ser impulsionada com a doação de alguns itens extras, como tampinhas de garrafa PET — que são repassadas para a ONG Ecopet Tampas, em Florianópolis, e Rio Eco Pets, no Rio de Janeiro, para serem transformadas em recursos para projetos sociais que cuidam de animais abandonados — e pacotes de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da ONG Minatech Brasil. A cada três pacotes de absorvente ou 65 tampinhas, são adicionados cinco quilômetros à contagem da equipe que fez a doação.

Toda semana, para que os colaboradores possam acompanhar a evolução da arrecadação de cestas básicas, são divulgados os rankings por equipe e individual. Ao fim do andamento da campanha solidária, que dura quase três meses, o time que mais tiver pontuado será declarado o vencedor. 

— Os pilares da sustentabilidade são parte do DNA da Statkraft. Trazemos isso não só nos nossos negócios, como também nas nossas relações interpessoais e no nosso papel perante a sociedade. A cada ano, aumentamos a meta do desafio e somos respondidos à altura pelos nossos colaboradores. — diz Ana.

Solidariedade e saúde

Além de gerar uma contribuição social, o Desafio Solidário também é uma das formas que a Statkraft Brasil encontrou para valorizar o bem-estar de seus colaboradores. Por meio do incentivo à prática esportiva, a campanha motiva as pessoas que fazem parte da empresa a cuidarem da saúde, como explica Ana Lima:

Continua depois da publicidade

— O Desafio Solidário é uma grande mobilização do bem. Nosso entendimento é de que não existe como se desenvolver de forma sustentável sem o apoio à saúde física e mental do quadro de funcionários. Com essa iniciativa, reforçamos a importância que damos à vida dos nossos colaboradores e, através da melhora da condição física e de saúde dos nossos profissionais, podemos ainda ajudar causas relevantes, como a dos animais abandonados e de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Marco Tonelli, especialista de Estruturação de Negócios, conta que a participação no Desafio Solidário ajuda também a cuidar melhor da saúde:

— Com o Desafio, tive uma ótima oportunidade de poder contribuir com causas sociais e ambientais, de ter maior interação com os colegas e uma melhor qualidade para minha saúde com a prática mais sistematizada de atividades físicas. Um exemplo disso é a minha pressão arterial que está atingindo novamente 12/8. Embora eu realizasse atividades físicas de forma regular, com o Desafio Solidário me tornei mais disciplinado.

Segundo Ana Lima, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Statkraft Brasil, os pilares da sustentabilidade são parte do DNA da multinacional (Foto: José Somensi)

A mobilização organizada pela Statkraft Brasil envolve não apenas os colaboradores das unidades de Florianópolis e do Rio de Janeiro, como também em todas as operações e construções, e permite que brasileiros transferidos para outros países continuem participando e se engajando na iniciativa.

Continua depois da publicidade

Além do Desafio Solidário, a Statkraft é signatária do Pacto Global da ONU e do Movimento ODS de Santa Catarina, iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável do planeta por meio do compromisso de países e empresas mundiais.

Acesse www.statkraft.com.br e conheça mais sobre a maior geradora de energia da Europa, com sede em Florianópolis.

Leia também

Empresa norueguesa com sede em Florianópolis celebra aniversário ampliando geração de emprego

Maior geradora de energia renovável da Europa conta com sede em Florianópolis

Descarbonização: Entenda o que é e a importância para um futuro sustentável