Elas brotaram de uma ideia inovadora, têm base fincada na web e são comandadas por figuras novas no mercado. As chamadas startups são empresas de pequeno porte, todas com base tecnológica, e caracterizadas principalmente pelo potencial de rápido crescimento – e de faturamento – nos novos nichos de mercado, que vêm atraindo a atenção de investidores.
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Durante este mês, Florianópolis vai sediar dois eventos de porte nacional voltados para o desenvolvimento de empresas neste nicho: na terça-feira, dia 10, acontece o Startup Floripa, evento único com o objetivo de reunir no mesmo espaço investidores e empreendedores; e, no próximo fim de semana, inicia o Startup Farm, um programa de formação de empreendedores com duração de 10 dias.
Dois setores que estão em franca expansão são apontados como terrenos férteis para o surgimento deste tipo de negócio: as redes sociais (que já figuram, por exemplo, no mercado de capital aberto norte-americano) e o e-commerce (setor que, em cinco anos, triplicou sua base de clientes no Brasil e vai faturar mais de R$ 20 bilhões em 2012).
– As redes sociais ainda são responsáveis por um grande campo de pesquisa e desenvolvimento, seja na criação de novas redes corporativas, por exemplo, ou na ampliação dos serviços já disponíveis com aplicações específicas, como monitoramento do Twitter para empresas. Mas as startups não são limitadas a isso – diz o consultor e CEO da Resultados Digitais, Eric Santos.
De acordo com ele, como as formas de utilizar a internet continuam se diversificando, os campos para desenvolvimento acompanham esta evolução em ritmo exponencial.
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Eric é um dos profissionais convidados a participar da “banca” final que vai avaliar os projetos desenvolvidos na edição de Florianópolis do Startup Farm. Os dois eventos inserem Florianópolis na rota nacional de meetups, ainda incipiente por aqui, mesmo que a cidade já tenha tradição e destaque na produção tecnológica.
– Muita gente desse mercado vende a ideia da mina de ouro, de que as coisas funcionam como passe de mágica, mas nem nos Estados Unidos é assim. Em qualquer lugar, um investidor só bota dinheiro em um negócio quando tem convicção de que o lucro está garantido – alerta.
Para ele, ter uma boa ideia não basta: a maioria das startups ainda começa com recursos próprios, depende de suor e sofre decepções no dia a dia.
Criada para farejar rastros
Dos laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) saiu uma dupla especializada em seguir os rastros de informação que os internautas deixam quando navegam pela web. O produto que eles oferecem a partir desse garimpo é uma recomendação de produtos personalizada para o internauta.
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Hoje, a tecnologia desenvolvida pela florianopolitana Chaordic Systems, uma startup típica, está presente em gigantes do varejo online como Livrarias Saraiva, Ponto Frio, Casas Bahia e Supermercados Extra.
Os sócios João Bosco e João Bernartt se conheceram em 2008, quando ainda eram mestrandos em Computação e Engenharia de Automação. Seu primeiro desafio conjunto foi participar de um concurso promovido pela videolocadora online NetFlix, que queria aprimorar o seu sistema de recomendação de filmes.
Governo foi o primeiro a investir na Chaordic
Depois de varar semanas pesquisando soluções, os dois decidiram largar o desafio e criar a própria empresa de mineração de dados. Seu primeiro investidor foi o governo, com cerca de R$ 1 milhão conquistados pela aprovação de projetos na Finep, Papesc e CNPQ.
Em 2010, chegou ao mercado o primeiro produto de personalização das buscas da Chaordic, que foi vendido à Saraiva. E foi nesse momento que o desempenho da empresa chamou a atenção da gestora de fundos DLM Invista Asset Management, de empresários vinculados à Datasul, de Joinville, que adquiriu 20% do capital, e por tabela injetou novos projetos na startup.
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O modelo de comissão e remuneração da Chaordic também é inovador, uma vez que é atrelado ao incremento das vendas dos clientes.
Serviço
Startup Floripa
Encontro entre empreendedores, investidores e incubadoras em formato happy hour.
Terça-feira, no Double Seven (Rua Bocaiúva, 2198, Centro).
Inscrições a R$ 65 até hoje e R$ 75 no dia.
Da inscrição, R$ 25 são revertidos para consumo no local.
Mais informações aqui
Startup Farm
Programa de”aceleração” para construção de negócios, com troca de experiências, workshops e desafios.
De 14 a 23 de julho, no espaço de co-working SmartMob (Rua Nunes Machado, 93, Centro, Florianópolis).
Inscrições de R$ 539 a R$ 2,2 mil podem ser feitas até amanhã
Mais informações aqui