Para criar um negócio é essencial ter uma ideia genial, anos de trabalho árduo e esperar a receptividade do público, certo? Não necessariamente. Às vezes, bastam 54 horas de suor e um problema real que precisa de solução. É o que ocorre no Startup Weekend (SW), evento sediado pela segunda vez em Florianópolis e que começa nesta sexta-feira e segue até domingo. Simultaneamente, outras oito edições estarão ocorrendo ao redor do mundo, em países como México, Espanha, França e Canadá.

Continua depois da publicidade

Leia também:

>>> Startup é selecionada para programa de aceleração de negócios

>>> Startup utiliza a popularidade das selfies para fazer negócio na Cebit

– O principal objetivo do SW é o fomento do empreendedorismo digital e da educação empreendedora. Apesar de criarmos muitas startups no evento, algumas não seguem em frente com o projeto – avalia Alexandre Souza, responsável pelo evento e gestor do Startup SC, projeto do Sebrae de SC em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Continua depois da publicidade

Não é o caso de Guilherme Sarkis, de 30 anos, vencedor da 1ª edição do SW em Florianópolis. O projeto criado em 2013 se transformou na startup Wyzus, uma plataforma para professores que integra gestão acadêmica, performance do aluno e foco no resultado. O empurrão inicial do SW foi fundamental.

– A gente aprende em imersão total, além de validar o modelo de negócio. E no mesmo final de semana confronta o cliente – conta Sarkis, que acrescenta que o grande teste era vender o produto antes de existir de fato.

E não para por aí. Sarkis criou um espaço de coworking em Florianópolis e quer ajudar quem está começando.

Aquela antiga premissa que dizia que para um negócio ter sucesso é necessário uma ideia genial é deixada de lado e abre espaço para a demanda real. Especialistas defendem que para dar certo, a startup precisa de uma solução para um problema existente e não o contrário, quando precisa criar o problema para a solução desenvolvida.

Continua depois da publicidade

– Quando alguém chega e diz “tenho uma ideia” eu respondo “esquece essa ideia e busque resolver um problema real” – conta Rafael Assunção, mentor do Startup SC e sócio de seis startups.

Só em 2013, Assunção realizou mentoria de 50 startups e reforça que para validar um negócio é fundamental ir para o mercado e trazer clientes que paguem pelo produto.

– Não é amigo dizendo que a ideia é legal ou curtidas no Facebook. Tem que testar suas soluções, ouvindo os clientes para depois desenvolver o software.

54 horas de negócios

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas, quando 110 empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. Eles trabalham em torno de 15 projetos selecionados no início do evento e contam com a ajuda de mentores e especialistas. Já teve mais de 45 mil participantes em edições realizadas em quase 500 cidades no mundo.

Continua depois da publicidade

Saiba mais