Já imaginou um aplicativo que permite a interação em tempo real com o estabelecimento onde o usuário está ou um software capaz de combinar roupas, agregando valor e rentabilidade ao lojista?
Continua depois da publicidade
Embora ainda não estejam disponíveis no mercado, esses projetos podem sair do papel em breve. Tratam-se das ideias vencedoras do Startup Weekend, realizado entre sexta e ontem, em Florianópolis.
A partir do próximo dia 7, os integrantes das equipes Eu Faço, uDress e Hey Ho, Let’s Go irão participar dos cursos de capacitação em empreendedorismo digital do Sebrae/SC, organizador do evento no Estado ao lado da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, através do projeto Startup SC.
A empresa vencedora, uDress – responsável pela criação do software que combina peças de roupas – terá direito a três vagas no curso de empreendedorismo Empretec, formato criado pela ONU e ministrado pelo Sebrae, além de um curso de capacitação do projeto Startup SC. Segundo Alexandre Souza, gestor do projeto no Estado, foram 44 ideias iniciais.
Continua depois da publicidade
– Os projetos eram bem variados e ficou claro que as equipes aplicaram as metodologias usadas no Vale do Silício (nos EUA) – diz.
Ele conta que esses métodos consistem em começar um projeto o mais rápido possível com um produto mínimo viável e já testá-lo com seus clientes potenciais.
– Dessa forma não se gasta tempo e nem dinheiro construindo um produto que não tenha aceitação de fato – destaca Souza.
Continua depois da publicidade
54 horas para criar um negócio
Capacitar os profissionais a criar uma startup em 54 horas em um final de semana. Este foi o objetivo do Startup Weekend, realizado pela segunda vez em Florianópolis.
Ao todo, 116 participantes – entre os quais, programadores, designers, estudantes e profissionais de diversas outras áreas – compartilharam ideias acompanhados por 15 mentores. Os projetos mais bem votados, aplicativos web e mobile, foram apresentados pelas 12 equipes formadas a clientes em potencial.
– Alguns deles até conseguiram vender produtos durante o evento – diz o gestor Alexandre Souza.
Continua depois da publicidade
O Startup Weekend acontece todos os anos em 115 países. Além de Florianópolis, outras oito cidades sediaram o evento no final de semana.