O empresário Cristian Fernandes deixou o cargo de gerente comercial em uma empresa tradicional de marketing em pontos de venda para colocar em prática no mercado ideias nada convencionais. Apresentado por amigos a um especialista em tecnologia (e hoje sócio), Graciliano Monteiro, Cristian acabou criando em 2012 uma das startups mais inovadoras da América Latina.
Continua depois da publicidade
A UpPoints, de Florianópolis, foi eleita pela Amazon Web Services (AWS) – empresa líder mundial em computação em nuvem – a startup latino-americana com maior potencial de inovação.
A escolha, em junho deste ano, foi entre os negócios iniciantes que já haviam recebido no máximo US$ 1,5 milhão em investimentos. Como prêmio, a marca assinou com a AWS um contrato de US$ 100 mil.
O principal responsável pelo reconhecimento é um sistema criado pela empresa após Fernandes perceber a dificuldade das marcas em promover os produtos e analisar o comportamento de vendas nos supermercados.
– A ideia para a startup veio de reclamações dos clientes (empresas), que ficavam insatisfeitos com a ineficiência dos promotores de vendas. Na hora de fazer a análise da performance dos produtos da marca, apareciam muitas discrepâncias nos números – lembra.
Continua depois da publicidade
Reforço da tecnologia
A startup desenvolveu então um sistema totalmente online de análise de performance de vendas das marcas em supermercados. Uma câmera comum faz fotos da prateleira e envia em tempo real para o software da UpPoints informações como o tempo em que um determinado item ficou sem reposição ou o número de produtos vendidos em relação à quantidade de consumidores que passaram por eles (ver infográfico abaixo).
Com a interpretação dos dados em mãos, as indústrias conseguem saber que decisão devem tomar em relação ao ponto de venda: se devem melhorar a participação em determinado horário ou se podem cobrar do supermercado maior exposição, por exemplo.
Fernandes entende que as ações em pontos de venda estão se tornando mais importantes para as empresas do que no passado e a alternativa tem sido reforçar o marketing na interação do produto com o consumidor.
Felipe Marino, diretor de marketing da Associação de Dirigentes de Vendas de Santa Catarina (ADVB), afirma que o investimento das marcas nos pontos de venda hoje está mais robusto também – e justamente – porque a análise de performance atingiu maior precisão com novas tecnologias. Segundo ele, os melhores lugares nas gôndolas, como as pontas e aqueles na altura do olhar dos consumidores, são bastante disputados.
Continua depois da publicidade
A UpPoints já tem uma multinacional dos segmentos de alimentação, higiene pessoal e limpeza como cliente e prevê crescer 70% em 2015.