Turismo, estudos, oportunidades de trabalho, o sonho de um recomeço. São inúmeros os motivos que levam cada vez mais brasileiros a buscarem a cidadania europeia. Santa Catarina, com grande colonização especialmente italiana, é um dos estados do país com o maior número de pessoas que podem ter reconhecido o direito de se tornarem cidadãos do velho continente.
Continua depois da publicidade
Dados da União Europeia (UE) mostram que somente no ano de 2022, quase 26 mil brasileiros receberam a cidadania – números que colocam o Brasil como um dos dez países que mais obtiveram a cidadania europeia. Cerca de 70% destas solicitações foram obtidas na Itália ou em Portugal.
Entre as razões para o aumento da procura dos brasileiros pela cidadania europeia, destacam-se a facilidade para trabalhar e estudar na maioria dos países que integram a UE. Além disso, cidadãos europeus não necessitam de visto para entrar em diversos países do mundo, seja para trabalho ou turismo, como nos Estados Unidos.
Dados do governo da Itália mostram que aproximadamente 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos e, com isso, estão aptos a solicitar a cidadania do país. Rafael Gianesini, CEO da Cidadania4U, maior assessoria para obtenção de cidadania europeia na América Latina e que tem escritório em Joinville, explica que não há um limite de gerações para obter o documento.
— Cada país tem regras específicas e processos distintos para quem deseja a cidadania europeia. Mas, de modo geral, não existe um limite de geração. Se você tem antepassados nascidos em países como Itália, Portugal ou Espanha, provavelmente tem o direito de se tornar um cidadão europeu. O único ponto específico para as cidadanias portuguesas e espanholas é que o neto do europeu precisa reconhecer a sua cidadania para manter o direito — destaca.
Continua depois da publicidade
Rafael orienta os brasileiros que querem buscar a cidadania europeia a reunir o maior número de certidões possíveis – nascimento, casamento e, em alguns casos, de óbito – desde o solicitante até o antepassado europeu. Esse levantamento, além de reduzir custos, otimiza algumas etapas e diminui o tempo para a conclusão do processo.
Cidadania em tempo recorde
Fundada em 2019, a Cidadania4U tem sede em Brasília e conta com um escritório em Joinville, na região norte de Santa Catarina. Com apenas cinco anos, já é a principal empresa do mercado em assessoria para a cidadania europeia, utilizando tecnologia e processos inovadores para fornecer aos clientes o direito de ser um cidadão europeu em tempo muito inferior se comparada a outras empresas do setor.
— Temos muita assertividade na nossa atuação, nunca tivemos uma solicitação negada. Utilizamos a tecnologia para otimizar os processos, com Inteligência Artificial para fazer a leitura de documentos, além de sistemas integrados com diversos cartórios em todo o Brasil, o que facilita o levantamento de certidões e consequentemente diminui muito o tempo que se costuma levar para conseguir esses documentos por conta própria — destaca Rafael.
— Contamos com uma equipe de engenheiros de produção exclusivamente dedicados a analisar e adaptar os processos internos e externos, sempre com o intuito de otimizar tempo e recursos para que as solicitações dos nossos clientes sejam atendidas no menor tempo possível. Também prezamos pela transparência. Nosso contrato não tem surpresas. O cliente sabe exatamente quanto vai custar o processo no momento da contratação, sem taxas ou custos extras durante os trâmites. Nós também temos um aplicativo próprio, que permite com que o solicitante acompanhe cada etapa do processo e fique por dentro de todos os prazos — completou.
Continua depois da publicidade
Outro fator que torna os processos comandados pela Cidadania4U mais rápidos são os advogados e escritórios em solo europeu. A empresa conta com representantes em países como Itália, Espanha e Portugal, que acompanham de perto cada etapa da solicitação e fornecem as informações e orientações necessárias para o andamento da ação.
— Nossa missão como empresa é realizar o sonho de famílias, e assumimos essa responsabilidade desde o primeiro contato que recebemos do cliente. Adotamos a tecnologia, otimizamos os processos e temos atuação direta na Europa para tornar esse sonho em realidade em um tempo relativamente curto, de forma transparente — frisou Gianesini.