A saga estelar que arregimenta fãs desde a década de 1970 tem planos de conquistar novas galáxias, próximas e distantes. Com a compra da Lucasfilm pela Disney em 2012, existe a expectativa de que a batalha dos jedi contra o lado sombrio da força se estenda, quem sabe, pelas próximas décadas.

Continua depois da publicidade

Quando a produtora do diretor George Lucas foi comprada pela gigante do entretenimento, houve um anúncio informal de que a saga seria atualizada a cada ano. Em fevereiro, quando a dupla David Benioff e D. B. Weiss foi contratada pelas Lucasfilm para assumir a continuação da trama, houve uma reciclagem na promessa: a de que os produtores responsáveis pelo sucesso da série Game of Thrones criassem a quarta trilogia de Star Wars. A saga está na terceira trilogia, cujo segundo capítulo, Os Últimos Jedi, estreou no ano passado.

No desenrolar da história principal, que já conta com oito filmes, surgiu o primeiro spin-off, uma trama à parte da cronologia principal. No caso de Rogue One – Uma História Star Wars, a trama, que conta como um esquadrão roubou os planos da Estrela da Morte, se passa pouco antes dos evento mostrados em Uma Nova Esperança, o primeiro filme da série a chegar aos cinemas, em 1976, mas que, com as novas produções adicionadas posteriormente, é o quarto episódio na cronologia interna da saga.

Pela ordem dos eventos narrados nos filmes, a série é composta por Star Wars I – A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars II – Ataque dos Clones (2002), Star Wars III – A Vingança dos Sith (2005), Star Wars IV – Uma Nova Esperança (1977), Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980), Star Wars VI – O Retorno de Jedi (1983), Star Wars VII – O Despertar da Força (2015), Star Wars VIII – Os Últimos Jedi (2017), e o spin-off Rogue One – A Star War Story (2016).

Veja, abaixo, o que está por vir:

Continua depois da publicidade

Star Wars IX

Pouco se sabe sobre o nono filme da saga, a não ser que ele será lançado em maio de 2019. Ainda sem nome e sem enredo, seu lançamento, porém, é garantido: dele depende a conclusão da terceira trilogia da cronologia principal.

Han Solo – A Star Wars Story

Dirigido por Ron Howard, o spin-off que conta a história de Han Solo não só está confirmado como tem lançamento próximo: chega aos cinemas no dia 24 de maio. O longa foca na juventude do carismático piloto e mercenário que Harrison Ford transformou em um dos personagens mais queridos da saga. No novo filme, passado anos antes de Han ser contratado por Obi-Wan e Luke para levar uma mensagem à resistência, o personagem será vivido pelo Alden Ehrenreich. No elenco, ainda há Emilia Clarke, Woody Harrelson e Donald Glover – como um Lando Calrissian mais jovem.

Obi-Wan Kenobi

Ainda são rumores, mas o terceiro spin-off da saga deve focar em Obi-Wan Kenobi, mestre dos jedi. Ele foi responsável por treinar Anakyn Skywalker, que mais tarde se transformou no Darth Vader, e também foi o mentor do filho do vilão, Luke Skywalker. Na chamada “trilogia clássica”, Um Obi-Wan envelhecido foi interpretado pelo consagrado ator inglês Alec Guinness. Nos três filmes produzidos a partir de 1999 e dirigidos por George Lucas, o personagem, mais jovem, foi vivido por Ewan McGregor. Embora rumores na imprensa falem que as filmagens talvez comecem em 2019 e McGregor já tenha admitido que ficaria feliz em voltar ao papel, não há detalhes confirmados sobre os rumos da produção ou se o ator de fato reprisaria o papel.

Leia também:

Dia de “Star Wars”: manifestações curiosas e de famosos celebram a saga nas redes sociais

Continua depois da publicidade