Quem conhece volta sempre e quem ainda não conhece não sabe o que está perdendo. O tradicional Stammtisch da Vila Itoupava, em Blumenau, já está na 15ª edição e todos os anos reúne 50 grupos de amigos que durante seis horas confraternizam e se reencontram no local. Para se ter ideia do sucesso, há 70 outros grupos aguardando uma vaga para participar do dia de resgate da tradição germânica e do encontro de amigos.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias de Blumenau

Segundo o presidente do grupo Stammtisch Amigos da Vila, Charles Schneider, o evento é sucesso dentro e fora de Blumenau. Aliás, neste ano teve visitante que veio de longe para conhecer o Stamm. Turistas do Pará se programaram para curtir o dia e participar do evento tipicamente blumenauense que começou às 11h e tinha previsão para acabar 17h.

– Claro que queremos reunir amigos e receber visitantes e é exatamente por isso que prezamos por manter as tradições vivas no nosso Stammtisch. Falamos em alemão, oferecemos os jogos típicos e unimos tudo nesta festa anual. Foram 45 dias de produção e execução. Para se ter ideia, o Stamm do ano que vem será definido na próxima semana. É preciso de programar para que tudo sai bem feito – reforça.

Ainda nas primeiras horas da manhã, já era possível sentir o cheirinho que vinha das barracas. Com grande variedade de sabores, neste ano teve novidade no cardápio. Além de variedades de cachorro-quente, hambúrguer, espetinho e um porco inteiro assado, teve camarão sendo feito por um grupo da Capital.

Continua depois da publicidade

Uma das novidades deste ano foi o desfile dos grupos que reuniu todos os integrantes e incluiu os visitantes da festa em um passeio pelo meio da festa. O breve passeio com direito a música alemã ocorreu de manhã, às 11h, e à tarde, às 15h. Segundo a organização, grupos de turistas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará curtiram a festa. A expectativa era de que até o fim do dia 3 mil pessoas comparecessem ao evento.