Quem foi dormir quinta-feira à noite ao som da agradável chuva que caía em Blumenau talvez tivesse poucas esperanças sobre o tempo na cidade para o feriado.
Continua depois da publicidade
Sem a colaboração de São Pedro, era bem provável que o Stammtisch de sexta-feira tivesse que ser adiado, mas a reza foi forte e o dia que amanheceu nublado foi melhorando e dando espaço até para algumas aberturas de sol.
::: Confira galeria de imagens do Stammtisch 2017
Foi o suficiente para botar as chopeiras em ação e entrar num clima digno de “meus amigos, voltei” naquela música do Wesley Safadão. A 26ª edição do mais tradicional encontro entre amigos nas ruas de Blumenau tomou toda a XV de Novembro do começo da manhã até o fim da tarde com aquela combinação conhecida: comida, bebida, música e amigos.
Com 270 grupos e pelo menos 20 mil pessoas nas ruas, a primeira edição do Stamm em uma sexta-feira foi um sucesso para a organização. Com um foco maior na segurança de todos no evento e normas novas para as barracas — obrigatoriedade de extintores e materiais específicos nas barracas, por exemplo — todos os espaços passaram por uma vistoria antes da programação começar e, segundo a organização, os poucos problemas encontrados foram corrigidos a tempo. Com tudo colaborando, sobrou a festa e o tradicional clima de Stammtisch no coração de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Confira alguns destaques do evento:
Hora do almoço
Caminhar pelo Stamm por volta do meio-dia é passar por um mundo de fumaça de churrasco e outras iguarias típicas do evento. O mais comum é o picadinho de carne feito na chapa e pronto para ir direto no meio do pão e ser harmonizado com aquele copinho de chope. Mas tem também quem prefere preparar hambúrguer, churrasco tradicional ou cachorro- quente.
Para todos
Se a cada ano o Stamm tem mais jovens participando, ainda sobra espaço para os grupos tradicionais que participam desde as primeiras edições. É a parte democrática da festa, do “beer pong” para os jovens ao bom e velho dominó.
Movido a álcool
Com uma engenhoca 50% metal e 50% cerveja, o grupo SAP (Siga Aquela Polícia) chamou a atenção no Stamm com a sua homenagem aos policiais.
Oportunidade
Vanessa Karina Gerhke aproveitou o Stamm para empreender. Montou uma barraca para vender trajes e acessórios típicos usados aos participantes do evento. E não é que deu certo? Até o meio-dia ela já tinha vendido metade de todos os itens.
Continua depois da publicidade