Ontem, os desfiles de Eliza Conde, Coca-Cola Clothing e Cavendish fecharam o Fashion Rio. Hoje, o evento foi reaberto com inspiração na ex-primeira-dama da Argentina Eva Perón e nos anos 40 e 50. O estilista Luciano Canale, da Sta. Ephigênia, fez um belo desfile nesta manhã, no Jockey Club Brasileiro, na zona sul da capital fluminense. O inverno de Canale terá saias ora armadas ora bem ajustadas, além de pantalonas. O estilista usou tafetá, lã fria, organza, sedas e jersey e as cores branco, preto, bege e até estampa de oncinha. Até agora, a apresentação foi a mais empolgante desta quinta-feira.
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O clima de “Hollywood Porteño” – como o desfile foi batizado – ficou realçado pela trilha de tangos. As moças calçavam sandálias de salto afunilado e plataforma, com delicados cristais nas fivelas, assinados pela designer Roberta Wright. A coleção foi aplaudida em diversos momentos e, por fim, as convidadas levantaram-se quando o estilista apareceu, com uma camiseta com a inscrição “Love Marco”. O desfile foi dedicado ao companheiro de Canale, o estilista Marco Maia, que morreu em outubro de complicações respiratórias.
– Foram dois meses muito difíceis. Mas, quando a coleção se concretizou e ontem eu vi as meninas lindas, maravilhosas, não tive como segurar a emoção – revelou.
O primeiro desfile da tarde começou com 50 minutos de atraso, sem pressa, bem no tempo dos surfistas que inspiraram a estilista Marcela Virzi, da grife que leva o seu sobrenome. Ela aproveitou cetim, palha de seda e algodão para fazer peças soltinhas, “como se a garota pegasse emprestado do namorado”, primando pelo conforto, mas com muito elegância, como é a marca da estilista. Bordados de pedraria em saias, vestidos e golas deram o tom sofisticado. Marcela criou nos bordados um emblema que mistura flores e geometrias, lembrando rituais dos primeiros surfistas polinésios. Os sapatos também foram desenhados por Roberta, que retratou “o despojamento do carioca”, numa plataforma alta. A trilha barulhenta, com corte brusco ao fim, foi a nota destoante. No encerramento, a estilista saudou o público com o pequeno Antônio no colo – na estação passada, a coleção foi apresentada na véspera do nascimento do menino.
A Coven foi buscar inspiração no universo punk – o preto serviu de base para vermelho, violeta, rosa, verde, cinza e xadrez. Num dos looks, um trench-coat amarelo quebrou a monotonia de tons escuros. As calças estão bem ajustadas, em modelo skinny. Porém, havia muitos vestidos, alguns deles com amarrações, cordas e trançados que criaram volume e um efeito de gosto duvidoso. A Cantão fez moda para quem gosta de ler e lançou campanha de incentivo à leitura – cinco bancas serão instaladas pelo Rio para permitir a troca e doação de livros. O restaurante Zazá Bistrô aderiu ao projeto e criou um menu especial para o Eu amo ler. Quem optar por ele ganha uma almofada da marca.
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