A Secretaria de Segurança Pública (SSP) está fazendo uma nova releitura das ocorrências ligadas ao Primeiro Grupo Catarinense (PGC) nesta segunda onda de violência em Santa Catarina, que começou no dia 30 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Em relatório divulgado pela Diretoria de Informação e Inteligência (Dini) da SSP, em 26 de fevereiro, são 113 ocorrências contabilizadas pela SSP com dados da Agência Central de Inteligência (ACI) da Polícia Militar (PM) e da própria Dini.
Neste domingo, dia 3, aniversário de fundação do PGC, a PM divulgou o 114º atentado atribuído à facção. Foram quatro tiros contra a Central de Plantão Policial de Itajaí.
Do total de ocorrências, a Dini considera 85 como atentados e 28 como atos de vandalismo.
Continua depois da publicidade
No relatório, a Dini registra que atentados são aqueles contra agente público, prédios e veículos públicos, estabelecimentos comerciais de grande porte e ônibus, dentre outros.
Para a Dini, atos de vandalismo são aqueles em que há depredação do patrimônio público/privado, e oportunismo é quando existe “aferição de vantagem econômica ou decorrente de motivo egoístico”.
Entre as 113 ocorrências, a Dini contou 43 em ônibus, 28 em carros particulares, oito a prédios públicos, oito a viaturas oficiais, sete a bases da Polícia Militar, seis a residências de servidores, duas a bases da Guarda Municipal, duas a escolas, duas a estabelecimentos comerciais, uma a delegacia e uma a unidade prisional.
Continua depois da publicidade
De acordo com os dados divulgados pela Dini, os atentados ocorreram em 34 municípios catarinenses, sendo 13 ataques em Florianópolis e nove em Joinville, as duas cidades com mais registros em SC desde janeiro deste ano.
Conforme o levantamento da Dini, o dia com mais ocorrências foi 2 de fevereiro com 10 ataques. Pelos dados, o horário entre 0h e 4h foi o período com maior concentração de atentados, representando 39,31% do total.
Entre as apreensões que constam do relatório estão três artefatos explosivos, sete armas, 12 munições e 31 vasilhames de combustível.
Continua depois da publicidade
Atentados em SC:
Meio utilizado:
incêndio_92
disparo de arma de fogo_14
apedrejamento_5
explosivo_1
outros_1
Infratores:
conduzidos e liberados após oitiva_24
presos_103 **
menores de idade_29
mandados de prisão para reclusos_50 ***
feridos_2
motos_1
** 03 já estão em liberdade
** incluídos os preos em operação da Deic
*** detentos que receberam mandados de prisão da operação da Deic nas unidades prisionais
Fonte: Dini