O foguete Starship, da SpaceX, explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20). A nave saiu da plataforma por volta das 10h30, mas não conseguiu atingir a órbita. Com 120 metros, o veículo da empresa de Elon Musk é o maior foguete já construído em toda a história. Centenas de pessoas acompanharam os trabalhos em Boca Chica, perto de Brownsville, no estado americano do Texas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Veja como foi o lançamento

Nanossatélite brasileiro da Visiona com parceria do Senai SC é lançado nos EUA

Para a lua e além

O programa Starship nasceu como iniciativa independente da SpaceX, e com outro nome: Interplanetary Transport System. O veículo foi projetado para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte.

Continua depois da publicidade

A SpaceX afirma que a nave poderá transportar até 100 pessoas em voos interplanetários e ajudar a criar uma base na Lua. Mas neste voo de teste, a Starship estava sem tripulação.

“Com um teste como este, o sucesso é medido por quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento da Starship”, diz a empresa em seu site.