Nesta segunda-feira (15), iniciou a 41ª edição do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo em sua categoria. Esta edição vai reunir mais de 14 mil pessoas no Centreventos Cau Hansen e cerca de quatro mil apresentações de dança. Santa Catarina e São Paulo são os estados brasileiros que mais vão se apresentar durante os 13 dias de evento.
Continua depois da publicidade
No total, cinco regiões do Brasil possuem grupos inscritos no Festival, além de apresentações internacionais do Paraguai. O estado de São Paulo conta com 63 grupos inscritos durante as apresentações e Santa Catarina com 25. Na sequência vêm Rio de Janeiro com 14 grupos.
Veja fotos das primeiras apresentações:
Carla Golfetti é dançarina do Estúdio de Dança Juliana Maciel, de São Paulo, com apresentação pelo grupo 40+ na tarde desta segunda-feira, no Palco da Sapatilha. O grupo com nove integrantes vai se apresentar até o dia 18, com exibições também no Shopping Garten.
— Eu estou estreando esse ano e está sendo fantástico. Uma experiência fantástica estar aqui. Estamos preparando desde o ano passado essa coreografia que estamos ensaiando — conta Carla.
Continua depois da publicidade
Outros estados serão representados no palcos abertos do festival, que vai contar com mais de 500 horas de apresentações gratuitas. A bailarina Ana Beatriz Cabral veio de Natal (RN) para se apresentar no Festival de Dança. A dançarina vai ficar na cidade até o dia 24 para completar o ciclo de apresentações.
— Todo ano a gente tenta vir se apresentar e esse ano conseguimos. É um trabalho que venho ensaiando há muito tempo, levo essa coreografia para algumas competições da minha cidade. Enquanto estiver pela cidade, quero ver as outras apresentações de palco aberto e também as das competições, e dar uma olhada na feira é claro — conta Ana.
O PANE (Programa Arte na Escola) de Sergipe também se apresentou durante a manhã de hoje no Expocentro Edmundo Doubrawa. O grupo é composto pelos dançarinos Jamisson dos Santos, Vitória dos Santos e Grazieli Lima. “Foi bem trabalhoso. Vários dias de ensaio para chegar até aqui”, explica Jamisson.
Leia também
Bailarina de SC se apresenta em espetáculo argentino na abertura do Festival de Dança: “Honrada”
Continua depois da publicidade
AO VIVO: Assista seletiva do Balé Clássico Júnior no Festival de Dança de Joinville