Como você pode saber se é hipocondríaco? O primeiro passo é compreender que a hipocondria é uma doença mental que requer diversos cuidados específicos. Para isso, continue a leitura para entender a doença, quais são os principais sintomas, as causas e como é o tratamento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Essa doença mental afeta, principalmente, adultos. Por esse motivo, se você suspeita que é hipocondríaco, é fundamental entender as características gerais desse quadro e pedir ajuda aos profissionais especializados em saúde mental.

O que é hipocondria? 

Quem é hipocondríaco acredita que está com uma doença específica, geralmente grave, mesmo sem evidências médicas. Em outras situações, qualquer sintoma simples pode se tornar algo grave.

Continua depois da publicidade

Por esse motivo, os hipocondríacos tendem a automedicação sem recomendações de médicos, ou fazem exames de maneira excessiva, procurando encontrar a raiz da suposta doença do momento.

Quais os impactos da hipocondria no cotidiano?

Muitas pessoas hipocondríacas podem ter dificuldades para manter um estilo de vida saudável e ativo, pois podem estar a todo tempo preocupadas. Além disso, a angústia e a tristeza causadas pela patologia podem gerar impactos na saúde mental e emocional do indivíduo.

O hábito de automedicação também pode ter implicações no organismo e saúde do hipocondríaco. Em efeito revés, a administração dos remédio sem necessidade pode causar mais problemas que soluções.

Continua depois da publicidade

Quais são as causas?

As causas são variadas e há muitos fatores que contribuem para que um indivíduo desenvolva a patologia. Entre as principais estão:

Quem pode identificar o quadro? 

Pessoas próximas como amigos, parceiros e familiares podem identificar o quadro. O hipocondríaco vai a vários médicos em pouco tempo e costuma pedir diversos exames complexos, além de se automedicar. 

Continua depois da publicidade

A qualquer sintoma a pessoa acometida pela hipocondria acredita que pode perder a vida e fica muito preocupada, ou seja, maximiza qualquer sintoma.

Por que é importante pedir ajuda? 

O hipocondríaco de pedir ajuda profissional para obter um diagnóstico adequado. Isso porque, o terapeuta ou psiquiatra vai avaliar os sintomas, comportamentos, garantindo melhor compreensão do quadro.

Com o acompanhamento médico, é possível entender a condição real e ter tratamento adequado para a hipocondria, contribuindo para a redução da ansiedade e medo relacionados à saúde.

Continua depois da publicidade

Quais são os sinais de alerta?

Pelo fato de ser uma doença mental, cada pessoa hipocondríaca pode ter sintomas diferentes. Entre os principais sinais que demonstram a condição são:

  • excesso de preocupação com a saúde;
  • desconfiança do diagnóstico dos médicos sobre o resultado de exames;
  • busca constante sobre dados detalhados de doenças em sites de saúde;
  • automedicação;
  • ansiedade;
  • angústia;
  • acredita que está sempre com doenças graves.

Como é o tratamento?

O tratamento que o hipocondríaco deve procurar é com um psicólogo. A terapia pode trabalhar os motivos pelos quais a pessoa tem o comportamento específico no cotidiano, entender eventuais gatilhos, descobrir na história do indivíduo o que reforça ou mantém um comportamento específico.

Continua depois da publicidade

Em outros casos pode ser necessário também a ajuda de um psiquiatra.

*Por Daniel Senna, Especial

Leia mais

Entenda por que beber água em excesso faz mal à saúde

O que é a constelação familiar e como funciona a técnica

Inteligência Artificial gera imagem de “mulher mais bonita” em 100 países; veja brasileira