“Oi pessoal, sou eu de novo”. É assim que o entalhador de Rio Negrinho, Eloi Olsen, de 49 anos, conquistou as pessoas com seus vídeos nas redes sociais. Com malabarismos de macete e um simples e alegre jeito de ser, ele já soma mais de 500 mil seguidores no TikTok, 114 mil no Instagram, e quase 4 milhões de curtidas em vídeos com mais de 8 milhões de visualizações.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Apenas sob a companhia de outras esculturas feitas, Eloi grava os vídeos nos fundos da casa, construída no terreno do rancho que vive. Para ele, o local é bom porque proporciona material para esculpir, como raiz velha e nó de pinha.
Com o tempo dividido entre entalhar móveis para fábricas e gravar vídeos, o escultor filma tudo sozinho e aos poucos. Segundo ele, demora em média uma hora e meia para terminar um entalhe.
Continua depois da publicidade
— Sempre fui de dar risadas e fazer brincadeiras, mas nunca tinha filmado. Meu jeito de ser já é assim mesmo — conta Eloi.
Com a ajuda do filho para editar, tudo precisa estar dentro de um vídeo com no máximo sete minutos, tempo permitido para postar no TikTok. E não pode esquecer de falar o clássico bordão, “oi pessoal, sou eu de novo”, natural do escultor rio-negrinhense.
Dom de entalhar
O malabarismo feito durante o entalhar com o macete se explica de forma fácil. É um talento de Olsen desde sempre.
Eloi aprendeu a entalhar sozinho, com 13 anos, esculpindo a primeira peça quando criança. Desde 1998, vive das esculturas e do trabalho manual, com serviços prestados para fábricas com móveis de linha.
Continua depois da publicidade
“Pessoal sou eu de novo”
A frase que o deixou famoso nasceu de forma natural, conta o escultor. Segundo ele, as pessoas sempre perguntavam se era ele mesmo quem tinha feito as peças, e toda vez teria que responder “sim, fui eu quem fiz.”
Então, de tanto pedirem quem fez a peça ou se era ele o autor, adotou o bordão também nos vídeos, para ninguém ficar com dúvidas do dono da peça.
Criatividade
As inspirações de entalhes vem de diversas formas. Há vezes que apenas o olhar para uma paisagem já vira desenho e, logo em seguida, escultura. A ideia pode vir também de pensamentos, sonhos, retratos e livros de desenhos.
Continua depois da publicidade
Mas o mais curioso para ele é vir de acontecimentos do dia a dia. As coisas que acontecem na vida do entalhador, acabam ganhando significado depois em belas obras de arte.
O trabalho de Eloi está exposto nas redes sociais, desde as peças até os vídeos engraçados. Para acompanhar, basta procurar pelo perfil @EloiOlsen em todas as plataformas. “Pessoal, sou eu de novo, fiquem com Deus.”
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Mulher encontrada em saco plástico no Planalto Norte de SC morreu após facada no peito
Homem que morreu em acidente causado por fugitivo da PM em SC é identificado
Edital da Ponte Joinville muda e estimativa passa para R$ 280 milhões