Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville descobriram na noite desta quarta-feira (22) seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, a Copinha. A competição ocorre do dia 2 a 22 de janeiro e terá 128 times, 30 cidades-sede e 32 grupos, com 250 jogos realizados durante a competição. Serão mais de 3800 atletas inscritos, nascidos entre 2003 e 2008.
Continua depois da publicidade
Figueirense sub-21 decide Copa SC com foco na Copa SP
FCF deve indicar Figueirense para a Copa SP de Futebol Júnior
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
O Figueirense enfrenta Grêmio, Serra Branca-PB e Inter Bebedouro, time da cidade-sede. Os jogos serão realizados no Estádio Municipal Sócrates Stamato, com capacidade para 15 mil pessoas. Na fase de grupos, dois times classificam à segunda-fase.
Continua depois da publicidade
O Grêmio é o atual campeão gaúcho sub-20, mas nunca conquistou a Copinha. Dessa forma, o Figueirense é o único campeão do torneio no grupo 4. O paraibano Serra Branca é um clube em construção, que inaugurou seu Centro de Treinamento na última sexta-feira (17) e é atual campeão paraibano sub-20. Já o Inter Bebedouro é o segundo clube mais antigo do estado de São Paulo, fundado em 1906.
O Avaí foi sorteado no último grupo, na cidade de São Paulo, contra Nacional, São Caetano e Retrô. Chapecoense joga na Cidade de Cravinhos, e enfrenta Comercial-SP, Novorizontino e Jacuipense. Já o Criciúma, campeão catarinense sub-20, é o favorito no grupo da cidade de Itapira, contra Itapirense, Ituano e Atlético Cearense. O Joinville jogará em Guaratinguetá, contra Atlético Guaratinguetá, Bahia e RB Bragantino.
A Copa SP começa com a fase de grupos, com a classificação de 2 times por grupo. Depois, no mata-mata, segue segunda fase, terceira fase, oitavas, quartas, semifinais e final. Ainda em dezembro de 2023, de 4 a 17, a Federação Paulista realiza a primeira Copinha feminina, com 16 times participantes — Nenhuma equipe catarinense participa da edição.