Os sete times de Santa Catarina na Copa do Brasil 2019 irão conhecer os adversários da primeira fase nesta quinta-feira, às 20h, quando acontece o sorteio no Rio de Janeiro. Figueirense, Chapecoense e Tubarão garantiram lugar por causa do Catarinense, enquanto o Brusque se classificou após o título da Copa SC. Avaí, Criciúma e Joinville estarão no torneio graças ao Ranking Nacional de Clubes. Nesta temporada, a competição rendeu R$ 62 milhões – somando todas as fases até o título – ao campeão Cruzeiro.

Continua depois da publicidade

A Chapecoense está no Pote A e o cruzamento prevê duelos contra times do Pote E: Tombense, Moto Clube, Rio Branco-AC, Juazeirense-BA, Campinense-PB, Aparecidense-GO, River-PI, Ferroviário CE, Autos-PI e São José-RS. Já Avaí, Figueirense e Criciúma integram o Pote B no sorteio. Eles terão na primeira fase um dos integrantes do Pote F, que pode ser o Brusque. As demais opções são: Itabaiana-SE, Sinop-MT, Boavista-RJ, São Raimundo-PA, Sergipe, São Raimundo-RR, URT-MG, Central-PE e Real Ariquemes-RO.

Outros dois catarinenses na Copa do Brasil, Joinville e Tubarão podem se cruzar na primeira fase. O JEC está no Pote C, enquanto o Peixe aparece no Pote G. O Tricolor ainda pode pegar Imperatriz-MA, Brasiliense, Manaus, Corumbaense-MS, Palmas-TO, Fast Club-AM, Americano-RJ, Atlético-CE e Foz do Iguaçu. Já o time do Sul do Estado tem a possibilidade de também jogar contra Luverdense, Juventude, CRB, Vila Nova, Londrina, Náutico, Oeste, Boa Esporte e Brasil-RS.

Com vagas para a Libertadores, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Cruzeiro entram diretamente nas oitavas de final, assim como o Atlético-PR, que garantiu o direito através do Brasileirão independente de decidir a Copa Sul-Americana ontem à noite. Além deles, o Sampaio Corrêa, campeão da Copa Nordeste, o Paysandu, campeão da Copa Verde, e o Fortaleza, vencedor da Série B, são os outros que estão entre os 16 mais bem colocados na próxima edição do torneio nacional.

Assim como nos dois últimos anos, o regulamento da Copa do Brasil aponta que a primeira fase será disputada em partida única e o time que estiver pior posicionado no Ranking Nacional de Clubes (Potes E, F, G e H) atuam em casa. Os visitantes, porém, têm a vantagem do empate para avançar à próxima etapa da disputa nacional.

Continua depois da publicidade

Os potes da Copa do Brasil 2019

Pote A

Santos, Corinthians, Chapecoense, Botafogo, Fluminense, Vasco, Bahia, Sport, Vitória e Ponte Preta.

Pote B

América-MG, Coritiba, Avaí, Figueirense, Ceará, Goiás, Atlético-GO, Paraná, Santa Cruz e Criciúma.

Pote C

Luverdense, Juventude, CRB, Vila Nova, Londrina, Náutico, Oeste, Joinville, Boa Esporte e Brasil-RS.

Pote D

ABC, Guarani, CSA, Botafogo-PB, Cuiabá, Tupi-MG, América-RN, ASA, Remo e Ypiranga-RS

Pote E

Tombense, Moto Clube, Rio Branco-AC, Juazeirense-BA, Campinense-PB, Aparecidense-GO, River-PI, Ferroviário-CE, Autos-PI e São José-RS.

Pote F

URT-MG, Brusque, Itabaiana-SE, Central-PE, Sinop-MT, Boavista-RJ, São Raimundo-PA, Sergipe, São Raimundo-RR e Real Ariquemes-RO.

Pote G

Imperatriz-MA, Brasiliense, Tubarão, Manaus, Corumbaense-MS, Palmas-TO, Fast Club-AM, Americano-RJ, Atlético-CE e Foz do Iguaçu.

Pote H

Votuporanguense-SP, Ypiranga-AP, Sobradinho-DF, Serra-ES, Operário-MS, Bragantino-PA, Galvez-AC, Santa Cruz-RN, Mixto-MT e Avenida-RS.

Continua depois da publicidade

Garantidos nas oitavas de final

Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR, Sampaio Corrêa, Paysandu e Fortaleza