A casa de madeira que foi parar sobre um carro em Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, durante o tornado registrado neste fim de semana, vai precisar ser totalmente reconstruída. O imóvel, segundo informações do g1, também tinha partes em alvenaria e foi atingido pelos ventos fortes e acabou destruído.

Continua depois da publicidade

O proprietário, Nelson de Oliveira, morava na residência com a esposa e a filha. No momento do temporal, a família estava na casa da mãe dele, em São Miguel do Oeste, cidade vizinha. O aviso sobre a destruição chegou por telefone.

“Minha madrasta me ligou e falou que tinha dado um temporal e achava que tinha caído a área da casa. Nós dois descemos correndo. Quando chegamos, vimos tudo no chão. Foi um desespero”, contou Nelson, em entrevista ao g1.

Além da casa, a picape Fiat Strada do proprietário também foi atingida. O veículo, usado para fretes, não tinha seguro. “A sorte é que não tinha ninguém lá. A casa estava vazia. Mas caiu em cima da Stradinha também, detonou. Foi um pepino, mas temos que seguir em frente”, desabafou.

Mais de 1,8 mil pessoas são afetadas por tempestades severas no Oeste de SC

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil municipal, a casa era sustentada por estacas de madeira fixadas ao solo, o que contribuiu para que fosse arrastada com a força do vento. Estima-se que as rajadas tenham ultrapassado 80 km/h nas áreas mais atingidas.

Tornado confirmado

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, cerca de 40 imóveis foram danificados em Barra Bonita. O tornado foi confirmado a partir da análise de imagens de drone, que mostraram telhados arrancados e árvores tombadas, características típicas de fenômenos severos associados a tornados.

As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade na região de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde além do tornado também foi registrada queda de granizo.

Leia mais

Lei de Chapecó que proíbe deixar animais mortos em locais públicos gera discussão nas redes

Drogas e bebidas são achadas no carro envolvido em acidente que matou criança em Chapecó