A Uefa sorteou no início da tarde desta quinta-feira, em Mônaco, os grupos da Liga dos Campeões da Europa para a temporada 2015/2016. Os cabeças de chave foram o atual campeão Barcelona, além dos sete campeões dos países mais bem ranqueados pela entidade continental. O melhor confronto da etapa será entre PSG e Real Madrid, que ficaram no grupo A.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre futebol internacional

Os dois melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final e seguem na busca pelo título. O terceiro de cada chave disputará a Liga Europa na primeira metade do ano que vem.

A fase de grupos começa em 15 de setembro e vai até 9 de dezembro. As rodadas eliminatórias serão em 2016 e culminam na decisão no dia 28 de maio, no Estádio San Siro, em Milão.

Continua depois da publicidade

10 fatos sobre o sorteio da Liga:

Novidade

Até o ano passado, os melhores times eram os cabeças de chave. Nesta temporada, os times do pote 1 eram os campeões das sete melhores ligas nacionais da Europa, além do atual campeão europeu, Barcelona.

Repetição

Bayern de Munique e Arsenal se enfrentaram em dois anos consecutivos (2013 e 2014) nas oitavas de final. Alemães e ingleses voltam a se encontrar, desta vez na fase de grupos.

Sorte inglesa

Manchester United e Chelsea tiveram sorte. O time da cidade do norte inglês não era cabeça de chave, mas caiu em um grupo com PSV, CSKA e Wolfsburg. O Chelsea pegou Porto, Dínamo de Kiev e Maccabi Tel-Aviv. O Arsenal, apesar de ficar na chave do Bayern de Munique, tem boas chances de superar Olympiacos e Dínamo de Zagreb.

Continua depois da publicidade

Azarado

O Shakhtar Donetsk esteve a um passo de ficar no grupo C, mas acabou no grupo A, ao lado de PSG e Real Madrid. Os ucranianos se encaminham para a Liga Europa, a menos que consigam surpreender um dos grandes favoritos.

Trio MSN em grupo forte

O Barcelona, atual campeão e time de Messi, Suárez e Neymar, é o grande favorito em um grande forte. Bayer Leverkusen e Roma disputam a segunda vaga, enquanto o BATE Borisov corre por fora.

Equilíbrio

O grupo D prevê duelos intensos na briga pelas vagas. A atual vice-campeã Juventus encara Manchester City, Sevilla e Borussia M’gladbach.

Continua depois da publicidade

Grupo da vida

O grupo mais fraco é o H. Não há nenhum gigante europeu entre eles. O Zenit, do brasileiro Hulk, é o cabeça de chave e favorito. Valencia, Lyon e Gent completam a chave.

De volta para casa

Zlatan Ibrahimovic voltará para casa. No grupo A com o seu PSG, o sueco enfrentará o Malmo, clube que o revelou e no qual jogou entre 1999 e 2001 como profissional.

Estreante

O pequeno Astana é o primeiro representante do Cazaquistão na história da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Continua depois da publicidade

Decisão sem anfitrião

A grande final será em San Siro, estádio compartilhado por Milan e Inter de Milão. Os dois estão fora da Liga dos Campeões e, portanto, o jogo decisivo não terá um anfitrião. O mais próximo disso está a cargo dos italianos Juventus e Roma.

Grupo A

PSG

Real Madrid

Shakhtar Donetsk

Malmo

Grupo B

PSV Eindhoven

Manchester United

CSKA Moscou

Wolfsburg

Grupo C

Benfica

Atlético de Madrid

Galatasaray

Astana

Grupo D

Juventus

Manchester City

Sevilla

Borussia M’gladbach

Grupo E

Barcelona

Bayer Leverkusen

Roma

BATE Borisov

Grupo F

Bayern de Munique

Arsenal

Olympiacos

Dínamo de Zagreb

Grupo G

Chelsea

Porto

Dínamo de Kiev

Maccabi Tel-Aviv

Grupo H

Zenit

Valencia

Lyon

Gent

*ZHESPORTES