Incomodam muita gente, inibem sorrisos e vivem cercadas de boatos. As manchas nos dentes, infelizmente, são comuns, mas alguns cuidados básicos podem evitá-las. A escovação correta e visitas periódicas ao dentista são ações simples e que distanciam essa dor de cabeça.

Continua depois da publicidade

Para acabar com as dúvidas sobre produtos que podem causar este problema, conversamos com a cirurgiã-dentista Sandra Kalil. Confira quatro hábitos que favorecem o aparecimento das indesejáveis manchas:

1) Consumir isotônico em grande quantidade

“Estudos indicam que os níveis de acidez destas bebidas podem levar à erosão da superfície dental, comprometendo o esmalte e a aparência dos dentes, além de aumentar a sensibilidade e a dor”.

Foto: Conch Images/Deposit Photos

Continua depois da publicidade

2) Beber pouca água

“Água é livre de acidez e açúcares, por isso tem grande capacidade de ?lavar? a boca, impedindo que bactérias se concentrem e formem lesões. O flúor também tem papel indispensável. Graças a ele, a estrutura dos dentes se torna mais resistente. O ideal é encher uma garrafinha com água várias vezes ao dia”.

3) Tomar remédios para emagrecer

“Além de contribuírem para a formação de cáries e gengivite, essas pílulas reduzem a produção de saliva na boca, levando à síndrome da boca seca. A pouca produção de saliva favorece a proliferação de bactérias e ao aparecimento de inúmeras doenças bucais”.

Foto: Emílio Pedroso/Agencia RBS

4) Tomar café várias vezes ao dia

“Todos os boatos sobre o café manchar os dentes, são verdade, sim. Além dela, o chá preto também contêm substâncias como o tanino, que mancha os dentes. Os efeitos são ainda piores para quem tem próteses. A dica é sempre beber água depois de tomar uma xícara de café”.