A Praia de Itapirubá, situada entre Laguna e Imbituba, no litoral Sul do Estado, foi palco da comemoração do fim da temporada das baleias, no sábado (30). O evento, promovido pela ProFranca do Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras, contou com a presença da surfista brasileira Sophia Medina. Na ocasião, foi celebrado o recorde de baleias-francas avistadas no litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento teve como tema o Stop Bycatch, movimento global que busca a redução de capturas acidentais de animais marinhos.

O Sunset teve ao longo da programação o SnapShot, que é um campeonato de fotografia de surf, além da visitação à sede da ProFranca, na praia de Itapirubá Norte, pinturas e apresentações de música e cultura. A surfista foi jurada, e alvo de fotos e vídeos junto a amantes de surf.

Temporada longa das baleias-francas

De acordo com o Instituto Australis, essa foi uma das temporadas mais longas dos últimos anos. Com mais de 200 baleias-francas e um início antecipado, a temporada foi comemorada por conta de um dos maiores números da espécie.

Continua depois da publicidade

Ainda foi confirmado o nascimento de mais de 100 filhotes no litoral brasileiro. A temporada ocorreu de 23 de maio até 8 de novembro, com os últimos registros dos mamíferos no litoral.

O Projeto Franca Austral (ProFranca) é realizado pelo Instituto Australis, contando com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O ProFranca realiza pesquisas e monitora a recuperação populacional dos animais.

Veja fotos de Sophia Medina em Laguna

Leia mais

Elefante-marinho encontrado morto pode ser o mesmo registrado há um mês em Garopaba

Sobrevoo registra mais de 200 mães e filhotes de baleia-franca entre SC e RS