A Sony lançou hoje, em megaevento realizado em São Paulo, vários novos produtos na tentativa de se firmar no mercado de tecnologia, entre eles o tablet e três séries de smartphones.

Continua depois da publicidade

A subsidiária brasileira da gigante japonesa de eletroeletrônicos comemora um crescimento de 24% em 2011 sobre os 65% conquistados em 2010, e passou do 17º posto em 2009 para quarto lugar em 2011, atrás apenas dos EUA, China e Japão. Por isso, promete injetar no país R$ 500 milhões até a 2014.

Principal executivo do Grupo Sony no mundo, o CEO e presidente da Sony Corporation, Kasuo Hirai, disse que a empresa cresce no Brasil mais rápido do que em qualquer outro lugar no mundo.

– Estamos focados nos países emergentes, nosso objetivo é crescer 60% nesses mercados. O Brasil vai sediar a Copa e as Olimpíadas e o mundo vai colocar os olhos aqui, por isso achamos que nossas vendas serão ainda melhores aqui – destacou.

Hirai falou dos grandes desafios de competir na área da tecnologia, mas ressaltou que em alguns produtos a Sony é imbatível, como câmeras filmadoras profissionais ou máquinas fotográficas pequenas. Lembrou também que a empresa produz o Playstation no Brasil desde o ano passado e que, em apenas seis meses, vendeu mais de 1 milhão de unidades.

Continua depois da publicidade

O presidente da empresa no país, Osamu Miura, disse que a Sony Brasil atingiu uma marca histórica de crescimento em apenas dois anos.

– Só em 2011, a Sony Brasil cresceu duas vezes mais que o mercado de eletrônicos do país e acreditamos que, até a Copa do Mundo de 2014, conseguiremos duplicar nossos negócios em âmbito nacional novamente – afirmou.

De acordo com o executivo, a perspectiva da Sony Brasil é crescer 30% até o final de 2012. Isso porque a meta é aproximar a marca da classe C. Para isso, a Sony ampliou sua linha de produtos fabricados no Brasil e ainda contratou o ator Rodrigo Faro para ser o embaixador da marca no país.

Sony Tablet deve ser lançado no Brasil em junho

Mas a grande novidade do evento ficou por conta dos lançamentos da empresa. Em maio, o Sony Tablet se tornou uma realidade que deve entrar no mercado brasileiro já em junho. O equipamento tem um design inovador em formato de revista dobrada, com configuração de 32 GB, conexão Wi-fi e selo de certificação Playstation, que roda vários jogos do console.

Continua depois da publicidade

O presidente da Sony Mobile, Jorge Aguiar, apresentou os modelos do smartphone da marca, Xperia. São três modelos diferenciados, um com foco em vídeo, outro em luminosidade da tela e o terceiro para o público mais jovem. Segundo Aguiar, o mercado de smartphones no Brasil vai crescer 70%. E o país já é o quarto do mundo em assinantes de celulares, atrás de China, Índia, e EUA.

– Para ter sucesso na América Latina tem que ter sucesso no Brasil. Todo mundo quer estar presente no país. E nós estamos apostando no smartphone porque é um aparelho de desejo. As principais operadoras do país já compraram nossos modelos e as redes varejistas do país também – disse.

Além de outros produtos, a Sony também anunciou sua participação na Copa do Mundo no Brasil. A Sony Corporation é patrocinadora oficial da FIFA até 2014 e seu contrato de US$ 305 milhões prevê a participação em mais de 40 eventos neste período.

* A jornalista viajou a São Paulo a convite da Sony