A empresa de telefonia sueco-japonesa Sony Ericsson apresentou hoje uma perda líquida de 505 milhões de euros (equivalente a R$ 1,384 bilhão) nos seis primeiros meses do ano, frente ao lucro de 139 milhões registrado no mesmo período do ano anterior. A queda nas vendas provocada pela crise financeira contribuiu para o resultado da companhia, que perdeu 653 milhões de euros brutos entre janeiro e junho. Há um ano, a empresa teve lucro bruto de 201 milhões de euros no mesmo intervalo de tempo.
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A perda líquida depois de juros e impostos (Ebit) ficou em 644 milhões de euros, contra 182 milhões de euros de lucro no primeiro semestre de 2008. O faturamento caiu 38%, até 3,419 bilhões de euros, com baixas em todos os mercados, em particular o latino-americano. A Sony Ericsson vendeu 28,8 milhões de telefones no primeiro semestre, 39% a menos do que em 2008.
A partir da metade de 2008, a companhia implantou um plano de economia da ordem de 880 milhões de euros e que começará a dar lucros apenas no segundo semestre de 2010. O custo da iniciativa chegou a 500 milhões de euros. Desde o começo do programa, que segue segundo o previsto, a Sony Ericsson reduziu seu quadro pessoal em 2.350 trabalhadores.