Quando um jornalista aposta na carreira de correspondente internacional não pode escolher seu próximo destino. É o que pensa Sônia Bridi, repórter da Rede Globo acostumada a rodar o mundo. Da trajetória na RBS TV aos inúmeros carimbos no passaporte, a catarinense nascida em Caçador, no Meio- Oeste, acompanhou de perto os principais acontecimentos em São Paulo, Londres, Nova York e Paris. Mas foi a passagem pela China, em 2005, a mais marcante para os telespectadores.

Continua depois da publicidade

>>> Confira o vídeo que comemora os 10 anos da revista Donna

– Até hoje eu sou lembrada por isso. Foi muito interessante, pois apostamos na relevância que a China tomaria nos anos seguintes, a própria transformação do país.

A experiência no lado oriental do planeta rendeu seu primeiro livro. Laowai – Histórias de Uma Repórter Brasileira na China (Letras Brasileiras) chegou às livrarias nacionais e manteve- se entre os mais vendidos por várias semanas. Os relatos vieram acompanhados de histórias divertidas, com um olhar alegre sobre as novidades e as situações vividas naquele país.

– Quem me conhece sabe que sou assim, bem-humorada. Sou muito igual ao meu pai. E adoro contar um causo, que foi o que fiz no livro – revela.

Continua depois da publicidade

O filho Pedro, na época com três anos, praticamente se transformou em personagem central. São dele algumas das melhores histórias do livro. Na escala seguinte, a família – além de Sônia e Pedro, o marido Paulo Zero (cinegrafista da Rede Globo) – desembarcou em Paris. Ao contrário da China, a nova casa recebeu inúmeras visitas de familiares e amigos. Hábito que não abre mão, o chimarrão também ficou mais fácil de ser encontrado ou levado pelos visitantes.

– Mas a vida de correspondente não tem glamour. Na França, por exemplo, você precisa falar com o Brasil em português, em francês com as fontes e acompanhar as agências de notícias em inglês. Sem contar o fuso horário.

De volta ao Brasil, optou pelo Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Ocupa a posição de repórter especial do Fantástico e já foi vista nas noites de domingo circulando por outros locais distantes do globo. De uma série sobre o aquecimento global, veio o segundo livro: Diário do Clima – Efeitos do Aquecimento Global: Um Relato em Cinco Continentes (Editora Globo), lançado no ano passado. Por enquanto, o Brasil é o endereço fixo dos Bridi.