Pouco mais de dois dias após comemorar 20 anos e receber recados de carinho e felicitações pelas redes sociais, a notícia inesperada transformou os momentos de alegria em dor profunda aos amigos e familiares de João Lucas dos Santos. No dia 28 de março, o Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul desejava vida longa a João Lucas em publicação no Facebook. No dia 31, infelizmente, a publicação da corporação era outra; difícil de aceitar.

Continua depois da publicidade

Um grave acidente durante a madrugada desta terça-feira (31) vitimou o bombeiro voluntário que atuava desde os dez anos de idade na corporação. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros do município, João dos Santos Junior, a vítima e mais dois amigos, uma adolescente e um homem, retornavam da casa de um amigo momentos antes do acidente. O carro capotou próximo ao quilômetro seis da rodovia e João Lucas não resistiu aos ferimentos. A morte foi confirmada ainda no local.

Acidente foi durante a madrugada desta terça-feira
Acidente foi durante a madrugada desta terça-feira (Foto: arquivo pessoal)

Os outros dois ocupantes, cujas identidades não foram divulgadas, foram encaminhados ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, e depois ao Hospital São José, em Joinville. Conforme o Hospital São José, a jovem estava apenas com dores no corpo. Ela estava acompanhada da mãe por ser menor de 16 anos, foi atendida, liberada e retornou a São Francisco do Sul. A outra vítima também estava com dores no corpo, mas não apresentava fraturas. Ele também foi liberado e passa bem.

As circunstâncias do acidente também estão sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A reportagem não obteve informações sobre os detalhes da ocorrência.

João tinha o sonho de seguir carreira na corporação

Conforme João Junior, comandante do Corpo de Bombeiros, a relação dele com João Lucas era como a de pai e filho. Além da coincidência de nomes, os dois faziam aniversário no mesmo dia. Neste ano, entretanto, as comemorações foram restritas em razão das medidas de segurança relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Mas João Lucas sempre esteve presente na vida do comandante Junior.

Continua depois da publicidade

– Ele e meu filho têm apenas dois anos de diferença. O João sempre estava na minha casa, sempre nos falávamos na corporação, ele estudava com o meu filho e eram como irmãos. Estamos todos muito abalados – destaca ele.

Conforme Junior, João Lucas iniciou a trajetória como bombeiro mirim e tinha o desejo de ingressar como efetivo na corporação assim que surgisse uma oportunidade. Depois de ser aspirante, atualmente ele fazia parte do quadro operacional.

– Ele tinha o sonho de seguir carreira na corporação. Agora João nos deixa, principalmente, a lição da simplicidade. Ele sempre foi um excelente profissional, alegre, feliz, estava ajudando sempre, era muito presente e muito dedicado – lembra.

Até esta publicação, as informações sobre o velório e enterro de João Lucas ainda não haviam sido divulgadas.

Continua depois da publicidade

Bombeiros emitem nota de pesar

Na redes sociais, os Bombeiros Voluntários do município emitiram nota de pesar destacando a simplicidade e alegria de João. Confira: