Foram meses marcados pela abdicação, mas que trouxeram um resultado que surpreendeu a blumenauense Gabrielle Cristine Kratz, de 28 anos. Ela foi eleita rainha da Oktoberfest Blumenau 2025 na noite de domingo (27) e representa, junto com as princesas Giane Prochnow e Gabriela Schoeler, a 40ª edição do evento. Para isso, porém, trancou a matrícula do mestrado, perdeu o emprego de carteira assinada e estudou.

Continua depois da publicidade

Muito.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Gabrielle teve uma infância comum. Vinda de uma família humilde, criada com a presença constante da avó e estudante da rede pública — do ensino básico ao superior — foi uma menina descendente de alemães que sonhou em estar no carro da realeza durante os desfiles da principal festa do município — e segunda maior Oktoberfest do mundo.

A insegurança, no entanto, por muito tempo falou mais alto. Apesar dos incentivos da mãe, que também foi candidata à realeza na década de 1980, Gabrielle não se sentia capaz de concorrer por ser muito magra. Focou na faculdade de Engenharia Têxtil na UFSC, deixou os trabalhos que fez como modelo de lado e até iniciou o mestrado na mesma área enquanto trabalhava em uma empresa de Indaial.

Continua depois da publicidade

— Eu sempre fui da comunicação, de “vestir a camisa”, mas achava que não era merecedora, não sei explicar o porquê — revela.

“Sou eu?”: Gabriela Schoeler realiza sonho de infância e se torna princesa da Oktoberfest

Virada de chave veio há cinco anos

O problema é que quando um sonho existe, chega um momento que uma voz interior grita. O “sacode” da blumenauense veio em 2019, quando viu Sasha Bauer se tornar rainha. Com porte físico semelhante ao dela, Gabrielle entendeu, pela primeira vez, que teria chances. Mas era preciso tentar.

Em 2022, o luto por uma perda familiar a fez desistir da inscrição. Em 2023, participou e ficou em quinto lugar. A derrota não a desestimulou, pelo contrário. Em outubro do ano passado Gabrielle deixou o palco do Spaten Platz na Vila Germânica, onde o concurso ocorreu, com a certeza de que voltaria mais preparada.

A partir de então, passou a escrever com determinação um novo capítulo da própria história. Ganhou o concurso de Miss Blumenau 2024 e o de Miss Simpatia de Santa Catarina. Durante esse percurso, conheceu a ex-rainha Sasha, que também foi miss blumenauense. Recebeu orientações e incentivos dentro e fora de casa. Arriscou tudo ao perder o emprego devido à dedicação e desistir da bolsa de mestrado.

Continua depois da publicidade

Trocou os livros de engenharia pelos da história da festa. Melhorou a oratória, postura e, principalmente, a autoconfiança. Mesmo assim, manteve os pés no chão:

— Eu disse para minha mãe: “Me preparei para ser princesa”. Ela: “Para com isso, você pode ser rainha” — emociona-se ao lembrar.

Veja fotos da coroação

Durante o discurso no domingo, citou a família. Foi a renda extra nos trabalhos temporários em Oktoberfests que ajudou os pais dela a darem conta das despesas quando Gabrielle ainda era pequena. A festa sempre significou, também, sinônimo de cultivo às tradições. A partir de agora, será um dos trabalhos mais importantes na vida da jovem. No momento em que recebeu a coroa, diz que o que sentiu foi uma enorme gratidão.

Continua depois da publicidade

— Todo esforço valeu a pena. Eu larguei tudo para viver isso. Sou grata pelos jurados terem percebido a minha essência — diz.

O brilho nos olhos e as lágrimas que caem sem cerimônia quando a nova rainha fala do sonho realizado e da família são sinais claros de que um reinado cheio de amor começou.

A 40ª Oktoberfest Blumenau ocorrerá de 8 a 26 de outubro de 2025.

Leia mais

Oktoberfest Blumenau soma 580 mil visitantes em 2024 e passa sensação de dever cumprido